Frente fria avança pelo Sul e abre caminho para nova massa de ar frio
Tempo
Frente fria avança pelo Sul e abre caminho para nova massa de ar frio

Niela Bittencourt - Dias serão marcados por amplitude térmica
Uma frente fria começou a ingressar pelo extremo Sul do Rio Grande do Sul nessa quarta-feira (13) e deve avançar pela costa do Sul do Brasil até esta quinta, 14. O fenômeno antecede a chegada de uma nova massa de ar frio de trajetória marítima, segundo a MetSul Meteorologia. Apesar de visível em imagens de satélite, a frente apresenta maior atividade sobre o oceano do que sobre o continente.
No território gaúcho, os efeitos esperados são aumento de nuvens, mudança no vento para Sul e queda gradual das temperaturas. Assim como ocorreu em Buenos Aires, onde a frente passou sem chuva expressiva, no Rio Grande do Sul a previsão é de maior nebulosidade nesta quinta, sobretudo pela manhã, com chance de precipitação leve isolada na Metade Leste. Na sexta, o sol aparece, mas parte do Estado pode registrar nevoeiro ou garoa.
Com a passagem do sistema frontal, o vento se intensificará no Rio Grande do Sul, especialmente na madrugada desta quinta. As rajadas devem variar entre 30 km/h e 50 km/h, podendo atingir isoladamente até 70 km/h na troca de massas de ar.
A nova massa de ar frio terá menor intensidade do que a registrada no fim de semana passado, quando houve neve no Sul e temperaturas negativas em várias regiões. Dessa vez, a queda será mais moderada e perceptível nas máximas.
O frio será mais sentido no Sul gaúcho e áreas de maior altitude, com possibilidade de mínimas negativas localizadas, mas sem previsão de geada generalizada.
Próximos dias
O sol aparece entre nuvens nesta quinta-feira em Bagé e a mínima fica em apenas 2°C. Já a máxima atinge os 13°C. A sexta-feira será um dia claro, com mínima de 3°C e máxima de 14°C. As mínimas na região da Campanha sobem um pouco no sábado, quando os termômetros marcam 7°C, mas as máximas não ultrapassam os 17°C. O domingo segue com a mesma característica dos dias anteriores: amplitude térmica, já que a temperatura oscilará entre 10°C e 20°C. A chuva só deve retornar para a Rainha da Fronteira na segunda-feira.
Deixe seu comentário