Angus e Embrapa Pecuária Sul realizam teste de eficiência alimentar
Imposto
Declaração pré-preenchida do IR já está disponível com dados completos

Shutterstock imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A declaração pré-preenchida do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) está disponível desde essa terça-feira, 1º de abril, já com todas as informações necessárias. Inicialmente, a versão continha apenas dados parciais devido à greve dos auditores-fiscais da Receita Federal. Agora, os contribuintes podem acessar um formulário mais completo, o que facilita o preenchimento da declaração.
Além da versão tradicional, a Receita Federal liberou o envio do documento por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda e do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Essas alternativas ao programa gerador do Imposto de Renda (PGD) também haviam sido afetadas pelo atraso. O Fisco pretende substituir o PGD pelo preenchimento online, mas ainda não há uma data definida para essa mudança.
A declaração pré-preenchida inclui informações de diversas fontes, como a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf), a Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (Dimob) e a Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Dmed). Também constam dados sobre saldos bancários, investimentos, imóveis adquiridos, doações e contribuições para previdência privada, entre outros.
O prazo para envio da Declaração do Imposto de Renda 2025 começou em 17 de março e segue até 30 de maio, às 23h59min59s. A Receita recomenda que os contribuintes comparem os dados fornecidos na declaração pré-preenchida com seus documentos antes de enviar o formulário. Caso haja divergências, é necessário corrigir as informações manualmente.
A expectativa da Receita Federal é de que 46,2 milhões de declarações sejam enviadas neste ano, o que representa um aumento de quase 7% em relação a 2024. O supervisor nacional do Imposto de Renda, José Carlos Fonseca, destacou que a migração para a solução on-line tornará o processo mais seguro e eficiente.
Deixe seu comentário