Destaque
Escola de Bagé recebe prêmio estadual por nota na alfabetização
Tamile Padilha imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Instituição alcançou 82,35 no índice de qualidade
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Visconde Ribeiro de Magalhães, de Bagé, foi premiada no Programa Alfabetiza Tchê, do Governo do Estado, ao atingir a nota 82,35 no Índice de Qualidade de Alfabetização. A solenidade de premiação ocorre nesta quarta-feira (2), em Novo Hamburgo, com a participação da secretária municipal de Educação e Formação Profissional, Caren Castencio.
Além da escola premiada, outras instituições de Bagé, como as EMEFs Teo Vaz Obino, Professor Peri Coronel, Dr. Telmo Candiota da Rosa e José Otávio Gonçalves recebem apoio para melhorar o ensino. O Índice de Qualidade de Alfabetização é calculado com base no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul, que mede o desempenho das escolas no processo de alfabetização.
A secretária Caren Castencio destacou a importância da premiação como reconhecimento ao trabalho dos professores e da equipe diretiva. Segundo ela, garantir a alfabetização na idade certa contribui para um melhor desempenho dos alunos ao longo da vida escolar. O objetivo da secretaria é ampliar esse desempenho para todas as escolas municipais.
O Programa Alfabetiza Tchê faz parte da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), que reúne a Associação Bem Comum, Fundação Lemann e Instituto Natura. A iniciativa atua em cinco eixos estratégicos, incluindo fortalecimento da aprendizagem, gestão escolar, formação de professores e monitoramento de indicadores. O programa atende crianças da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental.
Criado por decreto em setembro de 2022, o Alfabetiza Tchê busca garantir que todas as crianças do Rio Grande do Sul sejam alfabetizadas na idade adequada. A ação integra o Programa Estadual de Apoio à Alfabetização.
Deixe seu comentário