BAGÉ WEATHER

Destaque

Curso on-line binacional aborda Construção Civil do Uruguai

O campus Jaguarão do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) sediou, na última sexta-feira (8), o lançamento do curso on-line gratuito MOOC Binacional: Normativas e Legislações da Construção Civil do Uruguai. Desenvolvida em parceria com a Universidad del Trabajo del Uruguay (UTU), a capacitação tem como foco preparar estudantes e profissionais para atuar no setor da construção civil dentro do contexto legal uruguaio — oportunidade que beneficia tanto brasileiros quanto uruguaios, especialmente na região de fronteira.  

O curso, aberto e de alcance internacional, é composto por dois módulos que abordam desde as normativas até a aplicação prática das regulamentações administrativas e legais relativas às edificações no Uruguai, contemplando os âmbitos nacional, departamental e municipal. A proposta busca fortalecer a formação técnica e ampliar as oportunidades profissionais no setor, reforçando o compromisso das instituições com a integração e o desenvolvimento socioeconômico.  

A criação do conteúdo foi realizada de forma conjunta por professores e gestores das duas instituições. No IFSul, a coordenação ficou sob responsabilidade da pedagoga Cátia Xavier, coordenadora do Projeto Estratégico. A gestão acadêmica foi conduzida pelo professor Danilo Telechi, do Curso Binacional de Edificações, que apresentou a plataforma Mundi, onde o curso está hospedado. Pela UTU, a coordenação pedagógica foi realizada pela professora Claudia Anahí. 


Pesquisadores identificam alta concentração de terras raras em Caçapava do Sul Anterior

Pesquisadores identificam alta concentração de terras raras em Caçapava do Sul

IFSul abre inscrições para professores substitutos Próximo

IFSul abre inscrições para professores substitutos

Deixe seu comentário