BAGÉ WEATHER

Preços altos

Fecomércio projeta crescimento moderado nas vendas de Páscoa

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Chocolate acumula aumento nos últimos 12 meses

A Fecomércio-RS divulgou que está previsto um crescimento moderado nas vendas de Páscoa. Segundo a entidade, a recuperação do mercado de trabalho gaúcho após as cheias de 2024 é um dos principais fatores que sustentam essa expectativa. No entanto, a inflação de alimentos, o aumento dos preços do chocolate e os juros altos ainda representam obstáculos ao consumo. Segundo Luiz Carlos Bohn, presidente da Fecomércio-RS, o cenário traz limitações, mas o suporte da renda pelo emprego ajudam a equilibrar as vendas.   

Os dados recentes do mercado de trabalho no Estado indicam um crescimento de 9,6% na massa real de salários e uma queda de 0,7 ponto percentual na taxa de desocupação no último trimestre de 2024. Por outro lado, a inflação segue pressionando os consumidores, com os alimentos registrando alta de 7,42% e o chocolate acumulando um aumento ainda mais expressivo de 18,51% nos últimos 12 meses. O custo elevado do cacau no mercado internacional tem impactado a indústria, conforme a Fecomércio, que busca alternativas para reduzir o repasse dos aumentos ao consumidor final.    

A taxa Selic, mais alta do que no ano anterior, torna o acesso ao crédito mais difícil para as famílias, reduzindo novas concessões e aumentando a incerteza sobre o crédito consignado no setor privado. Apesar disso, o percentual de famílias com contas em atraso caiu de 37,7% em fevereiro de 2024 para 30% em fevereiro de 2025, ou seja, houve uma leve melhora na situação financeira dos consumidores. No entanto, ponderou a entidade, a confiança das famílias está mais baixa, indicando um comportamento mais cauteloso nas compras.  

Fecomércio projeta crescimento moderado nas vendas de Páscoa Anterior

Fecomércio projeta crescimento moderado nas vendas de Páscoa

Páscoa invade o comércio e variedade é estratégia para atrair consumidores Próximo

Páscoa invade o comércio e variedade é estratégia para atrair consumidores

Deixe seu comentário