Memória
DERLI, UM PONTEIRO INESQUECÍVEL DO BAGÉ

Carlos Alberto Ducos - Derli foi um dos maiores ponteiros que atuaram no futebol bageense
Nascido no dia 29 de março de 1946, na cidade de Santa Cruz, Derli Evídio Nopes, ou simplesmente Derli, teve uma carreira marcante no futebol. Jogava tanto como ponteiro-direito quanto como ponteiro-esquerdo.
Derli atuou no Grêmio Esportivo Bagé de 1971 até 1980, período em que marcou 67 gols com a camisa jalde-negra. Fez parte do time inesquecível do Bagé, com o qual conquistou a Copa Governador do Estado em 1974.
Derli dizia que um dos momentos mais importantes da carreira foi justamente essa conquista. Por outro lado, um dos momentos mais tristes foi o dia em que faleceu um de seus filhos. Mesmo assim, entrou em campo, fez o gol da vitória, baixou a cabeça, não comemorou o gol e foi aplaudido por todos os torcedores do Bagé presentes no estádio.
Durante sua trajetória, protagonizou duelos memoráveis como ponteiro do Bagé, especialmente nos clássicos Ba-Guá, sendo frequentemente marcado pelo lateral-direito João de Deus Mansur (Nanão), com quem se tornou grande amigo.
Derli também participou de diversos jogos defendendo a seleção gaúcha do interior. Ainda na década de 1970, foi recomendado pelo treinador Otto Glória ao Grêmio, mas preferiu permanecer jogando no Bagé.
Além do Bagé, Derli jogou no Guarani de Venâncio Aires, Cruzeiro, Avenida de Santa Cruz do Sul e Criciúma, de Santa Catarina. Após encerrar a carreira, costumava visitar Bagé, hospedando-se na casa do amigo Serafin Krob.
Em dezembro de 2023, marcou presença no Ba-Guá do Amor, evento organizado pelo jornalista Nando Farinha. Dias depois, Derli faleceu em Santa Cruz do Sul.
Deixe seu comentário