Mulheres de Fibra da Lã terá participação de quatro bageenses
FÉ
Começa Novena de Nossa Senhora Auxiliadora

Priscila Petrecheli - Mês é dedicado à padroeira de Bagé
A novena de Nossa Senhora Auxiliadora começa nesta quinta-feira, dia 15, e se estende até dia 31 de maio, encerrando com a missa de coroação da santa. Com o tema “Com a Mãe Auxiliadora, somos peregrinos de esperança!”, a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora preparou uma semana com programações em alusão à padroeira da cidade. A novena acontece todos os dias às 19h, enquanto a festa está marcada para o dia 24 de maio, dia da santa, com missas às 8h, 16h, 15h e 17h.
Já a procissão ocorre também no dia 24, às 18h30min, com saída da Paróquia Auxiliadora, seguindo até avenida Presidente Vargas, dobrando para a avenida Sete de Setembro, indo até a General Neto, até chegar a Marechal Floriano, onde vai em direção à igreja novamente, encerrando a caminhada.
A programação social contará com a comercialização dos tradicionais pastéis todos os dias, no valor de R$ 7 a unidade. Já no sábado tem quibe e no domingo cachorro quente. Também serão vendidos objetos religiosos. Além disso, os fiéis também poderão adquirir velas votivas para acompanhar a procissão ou acender nas suas casas.
SÍMBOLO
É tradição em Bagé as velas votivas nas janelas no dia 24. Seu uso começou durante o período da Segunda Guerra Mundial, mais precisamente no ano de 1943 quando, preocupado com a vida dos combatentes brasileiros enviados à Europa, o padre Edgar Aquino Rocha pediu aos bageenses que escurecessem a cidade, deixando-a iluminada apenas por velas acesas em suas janelas. O padre orava pelo fim dos bombardeios e também pedia a Nossa Senhora Auxiliadora que todos os bageenses voltassem a salvo para casa.
TRADIÇÃO
Para o frei capuchinho Eudes Zanon, as pessoas ainda seguem com esse costume. Quando questionado se houve uma redução da adesão a essa tradição, o relioso afirmou acreditar que não, que há vários relatos de fiéis que colocam a vela nas janelas todos os anos. “Eu percebo que durante esse trajeto da procissão existem muitas velas colocadas nas janelas, seja nas casas, nos prédios, inclusive tem casas em que é feita até as escadarias de entrada”, mencionou.
Ele diz que acredita que a tradição ainda se manterá e que jamais será esquecida pela comunidade “por todo esse histórico que vem trazendo de anos e anos e que a comunidade ainda acredita, tem fé, por isso que continua este rito bonito do dia 24 de maio”, argumenta.
Para ele, a população tem um momento de celebração. “Orante, de lembrança, de reler a história e ouvir também muitos relatos daquilo que a comunidade tem como história”, conclui.
PROGRAMAÇÃO
Dia 15 - quinta-feira
Celebrante: Bispo Dom Cleonir Paulo Dalbosco
Dia 16 - sexta-feira
Celebrante: Padre Edegar – Paróquia São Pedro
Benção: imagens
Dia 17 – sábado
Celebrante: Padre Airton – Paróquia São Judas
Benção: água
Dia 18 – domingo
Celebrante: Padre Elio
Benção: escapulários
Dia 19 - segunda-feira
Celebrante: Padre Domingos – Catedral São Sebastião
Benção: velas
Dia 20 - terça-feira
Celebrante: Padre Roberto – Paróquia Sagrada Família
Benção: terços
Dia 21 - quarta-feira
Celebrante: Frei Vandrigo
Benção: crianças/adultos
Dia 22 - quinta-feira
Celebrante: Frei Lori – Paróquia Nossa Senhora da Conceição
Benção: casais
Dia 23 - sexta-feira
Celebrante: Frei Eudes
Benção: ervas/chás/remédios
Dia 24 – sábado
Missa: às 08h/10h/15h/17h
Procissão às 18h30min
Dia 31 – sábado
19 – Missa da coroação de Nossa Senhora Auxiliadora
Deixe seu comentário