ABHB amplia participação com aumento de animais Hereford e Braford
Destaque
Imba lança primeira turma de flamenco

Divulgação Cultura - Dança espanhola é conhecida pela pluralidade
O Instituto Municipal de Belas Artes (IMBA) estreou em abril sua primeira turma de flamenco, reunindo 15 adultos de 30 a 60 anos. Em poucos meses, os alunos já apresentam evolução significativa na dança espanhola, conhecida pela pluralidade e liberdade de expressão.
A iniciativa também reforça laços familiares com a instituição. A aluna Andreia Bitencourt Fagundes destaca a tradição: “Minha avó se formou aqui em 1933 em Teoria e Solfejo, e em 1935 em Canto", revela. Agora, Andreia, seu esposo e sua filha, seguem os passos da avó, honrando a tradição familiar por meio da dança e da música.”.
Os alunos demonstram entusiasmo pelo curso. Carlos Eduardo Garibaldi Mansur afirma: “É um prazer enorme estar aqui, fazendo parte da primeira turma na história do Imba da dança flamenca", sustenta. Ele ressalta a riqueza cultural da dança, que mistura influências árabe e judaica.
O curso inclui técnicas de sapateado, braceos, giros e uso de elementos como castanholas, mantón e bata de cola, além de estudo da história e cultura do flamenco. Apresentações preparatórias e contato com artistas nacionais e internacionais enriquecem a experiência.
Para a professora Danielle Zill, a parceria com o Imba é um marco. “Estou muito feliz com esse convite da Secretaria de Cultura e com a confiança aqui do Imba, da Associação dos Amigos do Imba, em colocar o flamenco dentro dessa casa tão tradicional", afirma. O secretário de Cultura, Zeca Brito, acrescenta: “Essa iniciativa recupera nosso passado espanhol e marca um novo e importante capítulo para o IMBA e para a difusão da arte flamenca na região”.
Atualmente as 15 vagas da turma de flamenco adulto estão preenchidas e a turma se prepara para sua primeira participação na apresentação anual do Imba.
Deixe seu comentário