BAGÉ WEATHER

Reativada

Associação Amigos de Santa Fé planeja revitalização histórica

Divulgação - Espaço hoje está bastante deteriorado

Em assembleia realizada na sede da Aciba, na sexta-feira, dia 16, foi reativada a Associação Centro Cultural e Turístico Cidade de Santa Fé. Fundada em 2018 para preservar e aprimorar o espaço, a entidade retoma as atividades com foco no fortalecimento cultural e turístico do local. 

Polo cultural 

A cidade cenográfica de Santa Fé foi construída para as filmagens de O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo. O local reuniu casas e prédios que recriavam a atmosfera histórica e, com o tempo, passou a atrair visitantes e abrigar novas produções audiovisuais, se tornando um símbolo da memória cultural da região. 

Atualmente, parte de sua estrutura precisa ser reconstituída e a retomada da associação busca justamente reerguer Santa Fé como polo de turismo cultural, unindo a preservação do patrimônio à promoção do desenvolvimento regional. 

Assembleia  

A assembleia contou com a presença do prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi, do vice-prefeito Beto Alagia, da secretária de Turismo, Elidiane Lobato, e do diretor do Parque do Gaúcho, Thiago Cesarino, além de representantes da sociedade civil e empresarial.   

Futuro 

Em sua fala, a nova presidente Clori Peruzzo afirmou que a entidade tem um grande desafio que dependerá da união entre poder público, iniciativa privada e comunidade. 

A entidade pretende manter a metodologia já adotada no passado, com base em doações e parcerias institucionais, modelo que viabilizou as primeiras construções em alvenaria no local. Ainda há expectativa de firmar um convênio com a Prefeitura, garantindo suporte financeiro e institucional para a continuidade das ações.  

Ao Folha do Sul, Clori disse que o apoio da comunidade e parcerias do poder público são necessários para a revitalização. “Nós precisamos fazer com que essas parcerias se transformem e que a gente possa devagarinho ir reconstruindo aquilo que perdemos ao longo desses sete, oito anos”, explicou. 

Em relação ao que fazer depois de revitalizada, Clori afirma que é necessário transformar Santa Fé num ícone para o turismo, que possa se manter através das entradas de visitantes.  

“Depois que tiver tudo bem arrumadinho, tudo reconstruído, nós podemos cobrar um valor para cada pessoa visitar o nosso espaço, o espaço de Santa Fé”, disse.  

Em relação ao projeto, a presidente diz que o seu começo é em 24 meses, porém deverá ter uma duração um pouco maior até ser finalizado.  

“E com certeza, por aí, fazer um projeto onde possa ser sustentado através das entradas de pessoas, também quando a igreja for construída, poder fazer eventos, casamentos e tudo mais num espaço que é espetacular”, conclui. 

Três medidas 

Na reunião, foram aprovadas três medidas centrais: a atualização do estatuto social, a prestação de contas e a eleição e posse da nova diretoria. 

A diretoria ficou composta: 

• Presidente: Clori Izabel Giordani Peruzzo  

• Vice-presidente: Cristian Perez  

• 1º Tesoureiro: Ricardo Pinto de Souza  

• 2ª Tesoureira: Tereza Cristina Laranjeira Teixeira Alves  

• 1ª Secretária: Aline Machado Pillon Simões Pires  

• 2º Secretário: Augusto Wiliam Rodrigues Nunes Camargo  

• Assessoria Jurídica: Rossandra Farias de Moraes Feijó  

• Assessoria de Comunicação: Bárbara Lignon Pichler 

Cultura promove primeira oitiva do Ciclo II da Política Nacional Aldir Blanc Anterior

Cultura promove primeira oitiva do Ciclo II da Política Nacional Aldir Blanc

Próximo

Cultura abre oitivas para definir uso de recursos da Aldir Blanc

Deixe seu comentário