Literatura
Cultura abre inscrições para livreiros na Feira do Livro

Divulgação - Comissão consultiva da 27ª Feira do Livro
A Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e da Comissão Consultiva da 27ª Feira do Livro, divulgou as datas da Feira do Livro. Além disso, foram abertas as inscrições para livreiros, editoras e gráficas interessadas em participar. Ao todo, serão disponibilizados 14 estandes para a comercialização de obras, com estrutura básica fornecida pela organização do evento, que será realizado de 22 a 26 de outubro de 2025, na Praça de Esportes.
O prefeito Luiz Fernando Mainardi destacou que a Feira do Livro é um momento de afirmação da cultura e da educação em Bagé.
"A Feira do Livro é uma tradição em Bagé e queremos que ela siga sendo um espaço aberto, acessível e de encontro entre autores, livreiros e a comunidade. O nosso objetivo é garantir que cada vez mais pessoas tenham acesso ao livro e que a leitura siga transformando vidas em Bagé", afirmou.
Inscrições
O edital de chamamento público para os livreiros já está disponível e regulamenta a participação das empresas interessadas.
As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas até 26 de setembro, exclusivamente por meio do formulário disponível no link https://forms.gle/pDbafXUCWrZ2kACn9
No edital, está estabelecido que poderão participar livrarias, editoras e gráficas devidamente registradas. Além da comercialização de obras, as propostas que incluírem atividades de contrapartida, como sessões de autógrafos, apresentações artísticas ou mesas temáticas, receberão pontuação diferenciada no processo de seleção.
O resultado final das inscrições homologadas será divulgado no dia 29 de setembro, pelas redes sociais da Secult. Mais informações podem ser obtidas diretamente na Secretaria Municipal de Cultura de Bagé ou pelo telefone (53) 3242-8612.
Cronograma resumido
Inscrições: 21/08 a 26/09
Resultado final: 29/09
Montagem dos estandes: 22/10, a partir das 14h
Realização da Feira: 22/10 a 26/10
Desmontagem: 27/10
Espaços
A 27ª Feira do Livro contará com áreas destinadas à comercialização de livros, estandes institucionais, espaço para sessões de autógrafos, espaço infantil, arena para shows e manifestações culturais, além de praça de gastronomia e artesanato, reforçando o caráter democrático e cultural do evento.
"Vamos disponibilizar a infraestrutura para receber livreiros de Bagé e de outros municípios. Cada proponente deve apresentar uma contrapartida para a Feira, qualificando a programação com atividades artísticas e atrações culturais", destaca o secretário de Cultura, Zeca Brito.
Deixe seu comentário