Embrapa abre inscrições para curso sobre combate ao carrapato bovino
Começa outro ciclo de declarações / eleição 2026

Os institutos de pesquisa começam a trabalhar. Já fizeram um monte de pesquisas, todas direcionadas a possíveis nomes para a presidência da República, mas tocando em nomes de parceiros que garantam voto nos estados para o seu nome. Lula sabe debater, sabe elogiar quando vê possibilidade de ganhar algum voto. Aí ele joga para irritar o adversário, que acaba perdendo a compostura. É exatamente nesta fase que o presidente está atacando, o que é direito seu. Agora ele começa a analisar (até tenta escalar seus adversários nos estados).
Nesta semana, ele deu entrevista na Record de Minas Gerais. ‘Colei’ algumas frases reproduzidas pelo Correio Braziliense. Leia com atenção: “Lula diz que Zema é falso humilde. Ao mesmo tempo, diz ter sondado Pacheco para governador de Minas Gerais. É a sua estratégia: joga um contra o outro, ou seja, tenta dividir o voto. Agora ele pode conseguir alguns eleitores de seus adversários nos estados, mas não todos. Isso já aconteceu em outras eleições. Pode pegar desprevenidos eleitores que não têm tempo de acompanhar os fatos. Estes trabalham para sustentar suas famílias. Não são profissionais da política. Os ’macacos velhos’ já são treinados para correr em zigue-zague.”
A fala ocorreu na véspera de uma viagem do petista à cidade mineira de Contagem, e dias após o lançamento da pré-candidatura de Zema à Presidência da República. Lula comentou ainda que o atual governador não pagou a dívida do estado com a União, como fez seu antecessor, o petista Fernando Pimentel. O chefe do Executivo também confirmou ter sondado o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para concorrer ao governo mineiro em 2026.
“Eu não faço distinção a nenhum governador. Nem ao de Santa Catarina (Ratinho Jr.), que me ataca todo dia, nem ao Zema, que mente. Porque o Zema é o falso humilde”, respondeu ao ser questionado sobre a relação com o governador mineiro durante entrevista ao programa Balanço Geral MG, da TV Record.
“Quando Zema aparece nas redes dele comendo uma banana com casca, ele poderia ter sido mais radical, comer um abacaxi com casca. Ou comer uma jaca com casca. Seria muito melhor para ele mostrar, sabe, a bobagem que ele tentou passar para o povo. Ele é um falso humilde, ele tenta vender uma humildade que ele não tem”, emendou.
O presidente Lula fez referência a um vídeo publicado por Zema em fevereiro deste ano, no qual o governador comeu uma banana com casca e criticou a alta do preço dos alimentos que ocorreu na época.
O gestor mineiro lançou sua pré-candidatura à Presidência pelo Novo em 16 de agosto. Ele é um dos governadores de direita, assim como Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Ronaldo Caiado (União), que almejam a sucessão a Jair Bolsonaro (PL) como expoente da direita — já que o ex-presidente está inelegível. “Ele (Zema) tenta descaracterizar a honradez do povo de Minas Gerais, tentando essa falsa humildade, vendendo coisa que não tem. Oito anos falando mal do Pimentel, sem explicar a verdade”, disse ainda o presidente Lula. “O seu Zema pegou o Estado sem pagar a dívida, e aí começou a dizer que era competente, que o Pimentel não era competente”, acrescentou. Segundo o petista, o antecessor de Zema fez uma gestão falha porque se dedicou ao pagamento da dívida mineira com a União, que está hoje em quase R\$ 180 bilhões.
Durante a entrevista, Lula também respondeu sobre a possibilidade de lançar o ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, como seu candidato ao governo de Minas Gerais.
“Eu acho que o Pacheco é hoje a figura pública de Minas Gerais mais respeitada. Por isso, acho que ele está altamente qualificado a ser candidato a que ele quiser”, afirmou o presidente.
“Eu já sondei, mas ainda não firmei nada com ele. Eu acho que o Pacheco está se convencendo de que todos nós, seres humanos, temos que construir uma causa na nossa vida”, acrescentou.
Olha, amigo leitor(a), está recém começando e já atinge este estágio. Quando chegar na reta final, sai da frente. Não sei se todos concordam, mas é só dar tempo ao tempo. O apressado come cru. Não é o que afirma o dito popular? Agora é só esperar o resultado das urnas, principalmente se o Congresso votar o uso do voto impresso. Concordam ou não?
Deixe seu comentário