BAGÉ WEATHER

Audácia grande, politicamente pequena

A gente quer entender a posição do Brasil contra o tarifaço americano e, quanto mais lê as matérias publicadas pela imprensa internacional, acaba ficando mais atrapalhado que “cusco em tiroteio”. 

No New York Times de ontem, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, saiu-se com uma pérola: 

“Não vou negociar como se fosse um país pequeno contra um país grande”, diz Lula ao New York Times. 

Segue a matéria publicada pelo Correio Braziliense. Leia com atenção: 

A dois dias do início das novas tarifas americanas de 50% sobre produtos brasileiros, Lula diz a jornal americano que tem tentado diálogo, mas “ninguém quer conversar”. 

"Não vamos negociar como se fosse um país pequeno contra um país grande", diz Lula. 

Faltando dois dias para que as tarifas de 50% sobre produtos brasileiros comecem a valer nos Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diz que ainda não conseguiu fazer contato com o governo americano. 

“Todos sabem que pedi para fazer contato”, afirmou em entrevista ao jornal americano The New York Times, publicada nesta quarta-feira (30/07). “O que está impedindo é que ninguém quer conversar.” 

Na entrevista publicada, Lula não diz que tentou falar diretamente com seu homólogo americano, Donald Trump. E não há notícias sobre essa tentativa até o momento. 

A BBC News Brasil procurou a Secretaria da Presidência para confirmar se Lula pediu para conversar diretamente com Trump, mas, até o momento, não recebeu resposta. 

Logo depois de ter anunciado a nova tarifa, no dia 9 de julho, Trump disse a repórteres que poderia conversar com Lula “em algum momento, mas não agora”. Isso ocorreu em 11 de julho. 

As empresas e políticos dos EUA tentam convencer Trump a desistir das tarifas “devastadoras” contra o Brasil. 

“Tarifas de Trump podem reduzir inflação no Brasil e ajudar Lula nas eleições”, diz Samuel Pessôa. 

Trump anuncia acordo com UE e diz que ainda negocia com “três ou quatro países” antes do tarifaço. 

 

Na entrevista ao jornal americano, Lula disse que está tratando a questão das tarifas com “máxima seriedade. Mas seriedade não exige subserviência”. 

Trump impôs as novas taxações alegando que as acusações de tentativa de golpe de Estado que recaem sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) equivalem a uma “caça às bruxas”. 

“Talvez ele não saiba que aqui no Brasil o Judiciário é independente”, afirmou Lula, que diz que Trump está infringindo a soberania do Brasil. 

“Em nenhum momento o Brasil negociará como se fosse um país pequeno contra um país grande”, afirmou o petista ao jornal americano. 

“Conhecemos o poder econômico dos Estados Unidos, reconhecemos o poder militar dos Estados Unidos, reconhecemos o tamanho tecnológico dos Estados Unidos. Mas isso não nos assusta. Nos preocupa.” 

O jornalista Jack Nicas, autor da entrevista, afirma que “talvez não haja líder mundial desafiando o presidente Trump com tanta veemência quanto Lula”, e que o petista está “indignado”. 

(Continua amanhã) 


Audácia grande, politicamente pequena Anterior

Audácia grande, politicamente pequena

Ações do Governo do Distrito Federal transformam a vida da população Próximo

Ações do Governo do Distrito Federal transformam a vida da população

Deixe seu comentário