Aedes
Saúde aplica fumacê para combate à dengue

Freepik imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Ideia é eliminar mosquitos adultos
A Prefeitura iniciou, nessa quarta-feira (9), a aplicação de inseticida como medida de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A ação é coordenada pela Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, por meio da Vigilância em Saúde, e começou pelo bairro Getúlio Vargas. O trabalho visa conter a proliferação do mosquito em áreas onde há casos suspeitos ou confirmados da doença. Até o momento, Bagé registra dois casos confirmados de dengue e dois sob investigação.
A aplicação do fumacê é realizada em um raio de 150 a 200 metros ao redor das residências de pessoas notificadas. Segundo o coordenador de área dos Agentes de Combate às Endemias, Valdenir Mendes, após a solicitação de exame para confirmação da dengue, é feita uma Pesquisa Vetorial Especial (PVE) na região. Se forem encontradas larvas do mosquito, inicia-se o bloqueio da transmissão com a aplicação do inseticida por nebulização.
Dois casos confirmados
Conforme divulgou o município, Bagé tem dois casos confirmados e outros dois estão sob investigação. Um dos infectados confirmados esteve em Pelotas, enquanto o outro contraiu o vírus dentro do município. A aplicação do inseticida já começou no bairro Getúlio Vargas e está programada para ocorrer também nos bairros Centro, Menino Deus e Santa Cecília. O bairro Industrial I será atendido caso a PVE identifique focos do mosquito.
A coordenadora da Vigilância em Saúde, Luana Machado da Silva, reforçou, por meio da divulgação, que os agentes estarão devidamente identificados e que o inseticida utilizado tem autorização do Ministério da Saúde para uso urbano. Ela salienta a importância da colaboração dos moradores durante a operação de bloqueio da transmissão.
Orientações
Os moradores devem preparar suas residências antes da aplicação, eliminando objetos que acumulam água, abrindo portas e janelas, cobrindo alimentos e protegendo os animais. Após o procedimento, é recomendável trocar roupas de cama e toalhas.
Deixe seu comentário