BAGÉ WEATHER

Polêmica

Hoesel condena chacota de Mello e cobra respeito

Priscila Petrecheli - “É um menino jovem que vai aprender com o tempo”

Durante a sessão na Câmara de Vereadores nessa segunda-feira, dia 14, o vereador Ronaldo Hoesel (PL) abordou o discurso do vereador Lucas Mello (PT), que imitou uma galinha e cacarejou para se referir ao parlamentar na sessão do dia 7. Na ocasião, Mello também alegou que Hoesel tinha inveja da idade dele e do vereador Lelinho, além de invejar sua carreira promissora na política. 

"Eu quero dizer que eu me envergonho nesta tribuna e nesta Casa, e peço desculpas à população de Bagé, quando um vereador vem vexatoriamente se manifestar nessa Casa”, Hoesel iniciou seu discurso. 

Hoesel relembrou que tem 32 anos de carreira política, além de ter abordado momentos-chave, como quando foi vice-prefeito de Hulha Negra aos 24 anos, de quando foi vereador pela mesma cidade nos anos 90, e disse que, mesmo quando debatia em tribuna, não havia ainda se deparado com tal comportamento e que não havia desrespeito e sim discordâncias partidárias. 

O edil também explicou que, por motivos de saúde, optou por não disputar a eleição para prefeito – que foi outro ponto abordado por Mello em seu discurso, que acusou Hoesel de ter sito preterido por Divaldo Lara. Hoesel rechaçou a possibilidade de ter inveja de outros parlamentares.  

“Eu cheguei nesta casa no terceiro mandato com a simplicidade que meu pai me ensinou, respeitando a todos e a todas, 32 quase 33 anos de vida pública que tenho orgulho e minha família também. Jamais vocês vão me ver aqui chacotar vocês, cacarejar, falar mal de um familiar de vocês, porque eu tenho respeito, tenho dignidade”, afirmou. 

O vereador também disse que respeita a juventude, além de falar que é necessário o respeito pela comunidade que os elegeu. “A arrogância frequentemente é o preludio da queda e quando um vereador vem aqui e diz que ele tem uma trajetória política muito boa, mas que não é ele que fala, mas são as pessoas, esse é o caminho errado”, se manifestou. 

O vereador Rafael Fuca (Progressistas) se solidarizou com Hoesel, além de ter estendido críticas à postura de Mello. “Aquela política de atacar as pessoas e atacar a família não é comigo”, disse. 

Contraponto 

Ao Folha do Sul, a assessoria do vereador Lucas Mello disse que o edil respeita as opiniões pessoais e políticas que todos os parlamentares expressam durante as explicações pessoais nas sessões ordinárias da Câmara Municipal, assim como tem suas próprias manifestações respeitadas pelos demais colegas. 

“A escolha por uma abordagem mais teatral ou satírica, seja no plenário ou nas redes sociais, é uma decisão do vereador e não diminui a seriedade dos temas tratados nem o embasamento de suas falas. Trata-se de um recurso utilizado de forma pontual, em momentos específicos, sempre com responsabilidade”, afirma. 

A assessoria ainda garante que o vereador se posiciona e sempre se posicionará de forma contrária discursos desrespeitosos baseados em mentiras, citando casos recentes relacionados à área da saúde, além de dizer que foi necessário desmentir publicamente declarações falsas feitas por outro parlamentar. 

“Por fim, o vereador Lucas Mello reforça a importância de que a população assista às falas na íntegra e escute todos os lados antes de formar juízo, evitando interpretações distorcidas que desconsideram a verdade e que acabam repassando uma distorção da realidade”, finaliza. 

Hoesel condena chacota de Mello e cobra respeito Anterior

Hoesel condena chacota de Mello e cobra respeito

Tratoraço e audiência pública pedem pela aprovação da Securitização Próximo

Tratoraço e audiência pública pedem pela aprovação da Securitização

Deixe seu comentário