BAGÉ WEATHER

Inédito

Projeto Mulheres do Campo em Evidência terá lançamento neste sábado

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Revista é iniciativa do Sindicato doa Trabalhadores Rurais de Bagé

Neste sábado, 29 de março, será lançado, na Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bagé, às 19h, um projeto inédito voltado para a valorização das mulheres no campo. A iniciativa surgiu em 2024, quando a Coordenadora de Mulheres Assalariadas do Sindicato, em conjunto com o presidente Milton Brasil, realizou visitas a propriedades rurais, lavouras, granjas e atividades de pecuária familiar. Durante essas visitas, foi possível identificar a atuação de diversas mulheres, como Marta, Eryka, Suelen, Rafaela, entre outras, que desempenham funções tradicionalmente associadas aos homens, como doma de animais, tosquia, operação de máquinas agrícolas e inseminação.  

A principal proposta da revista lançada neste projeto é dar visibilidade a essas mulheres, que muitas vezes trabalham em setores como a pecuária e a agricultura, mas permanecem desconhecidas ou subvalorizadas. A publicação também busca destacar a importância de promover melhores condições de trabalho, com salários mais justos, respeito e igualdade, especialmente em cursos de qualificação e acesso a vagas de emprego no campo. Outro objetivo é propor mudanças na legislação previdenciária para garantir que as mulheres rurais tenham acesso aos benefícios rurais de forma mais segura e eficaz.  

O projeto também aborda questões como a falta de reconhecimento de algumas trabalhadoras rurais, como as cozinheiras e mulheres que residem nos locais de trabalho, mas não têm seus direitos assegurados como trabalhadoras rurais. Além disso, há um compromisso de lutar pela formalização dos contratos de trabalho e garantir a segurança e saúde para todas as mulheres rurais, incluindo o fornecimento de transporte para seus filhos, desde as fazendas ou granjas até os pontos de transporte público.  

A solenidade de lançamento contará com a presença de autoridades e lideranças da região e do Estado, incluindo prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, além de diversas lideranças sindicais, como destacou Brasil. O evento tem como objetivo não apenas celebrar a visibilidade das mulheres rurais, mas também iniciar uma jornada para buscar avanços nos direitos dessas trabalhadoras no âmbito municipal, estadual e federal.  

Marta Ferreira, Coordenadora de Mulheres Assalariadas do Sindicato, destaca que este é apenas o começo de um novo desafio para garantir mais direitos e conquistas para as mulheres rurais. Ela pontuou que, através de iniciativas como esta, espera que as mulheres do campo recebam a valorização e o reconhecimento que merecem, e que suas condições de trabalho melhorem significativamente nos próximos anos.

Frio Anterior

Frio "mais intenso" só será registrado no fim da primeira quinzena de abril

Vigésima edição do Almoço do Peixe acontece dia 13 de abril Próximo

Vigésima edição do Almoço do Peixe acontece dia 13 de abril

Deixe seu comentário