BAGÉ WEATHER

Cuidado

Aves são resgatadas e tratadas após "pedras gigantes"

Reprodução FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Patrícia com um maçarico que está recebendo vários cuidados

O grande volume de chuvas do mês de setembro e o temporal de granizo, no sábado, ocasionaram vários prejuízos. Uma das tristes consequências foi a necessidade de socorrer animais machucados pelas grandes pedras de gelo (fora os cães e gatos que se perderam e sofreram atropelamentos ou seguem vagando em busca dos tutores).

Pássaros têm sido encontrados com asas quebradas e levados para o Cartório de Crimes Ambientes. Patrícia Coradini, titular do cartório e presidente do Núcleo Bageense de Proteção aos Animais, detalhou que os pássaros têm sido socorridos pelas pessoas nas ruas da cidade. "Encontram os animais caídos, machucados, e entram em contato conosco, porque sabem que a gente cuida. A Eliane (Hidalgo) principalmente. É a pessoa que mais cuida deles. Ela tem muito tato com passarinhos", mencionou.

Patrícia explicou que, quando recebe uma demanda, orienta a pessoa que resgatou o animalzinho a levá-lo para atendimento veterinário no VetConteiner do NBPA. Pela manhã, por lá, há um veterinário que entende de pássaros. "Ele olha. Já medica. Vê qual é a situação e encaminha para nós na delegacia para a gente cuidar e alimentar", informou. "A gente cuida e alimenta até que eles possam voltar para a natureza, ou, aqueles que não puderem voltar, vão ser encaminhados para Pelotas ou para Santa Maria", ressaltou. Até agora, já foram encaminhados para o cartório maçaricos, além de duas cocotas, um quero-quero e um bem-te-vi.

De acordo com Patrícia, a maioria tem chegado muito debilitada. "Muitos molhados, machucados, com frio. Então, a primeira coisa que se faz é manter o animal calmo - porque ele é um silvestre: então, a gente coloca num lugarzinho que está preparado para eles, procura deixá-los quietos, bota uma água morna numas garrafinhas PET para mantê-los aquecidos, para dar uma aquecida. Daí eles se secam, ficam aquecidos e aí a gente providencia a alimentação", detalhou. Vale lembrar que cada animalzinho pode comer algo diferente. "A gente vê o que cada um come e a minha colega, a Eliane, já providencia. E a gente medica conforme o veterinário determinou", completou.

O cartório está localizado na 1ª DP, na avenida Sete de Setembro. O telefone é (53) 3247 3612.

Governo federal repassa mais de R$ 4 milhões para Bagé Anterior

Governo federal repassa mais de R$ 4 milhões para Bagé

Mobilização por Santa Thereza é intensificada Próximo

Mobilização por Santa Thereza é intensificada

Deixe seu comentário