Feira da Vila Vicentina retorna neste sábado com mais de 50 expositores
Racionamento
Acumulado na semana foi de mais de 44 milímetros

Tamile Padilha imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Sanga Rasa está 5,2 metros abaixo do normal
A chuva voltou a marcar presença em Bagé nesta semana, mas nem de longe chegou próximo de alterar o racionamento de água, que segue em vigor na cidade. Aliás, desde segunda-feira, os moradores locais enfrentam 15 horas diárias de desabastecimento, com o sistema de rodízio mantido pelo Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) - a cidade está dividida em dois setores, e cada um deles fica sem água em dias intercalados.
De acordo com os últimos registros do Daeb, choveu 44,1 milímetros ao longo desta semana. Apesar do acumulado, os níveis das barragens ainda preocupam. Nessa quinta-feira, 3 de março, os índices apontavam: barragem Emergencial com déficit de 0,1 metro; Piraí, 3,15 metros aquém; e Sanga Rasa - o principal reservatório da cidade -, 5,2 metros abaixo do normal.
Diante desse cenário, o Daeb afirma que monitora as condições hídricas da cidade e mantém o racionamento. A autarquia confirmou ao Folha do Sul que, paralelamente, todos os processos operacionais para viabilizar o uso das Pedreiras estão em andamento. A ideia é garantir que a estrutura esteja pronta para uso caso seja necessário reforçar o abastecimento.
"O Daeb apela para que a população continue colaborando, economizando água. A autarquia ressalta a continuidade da proibição de usos não prioritários da água, como lavagem de carros, calçadas e fachadas de prédios. Denúncias podem ser feitas pelo telefone (53) 3240 7800", divulgou.
Nada de chuva, vem frio
Uma massa de ar frio mais intensa traz temperaturas amenas após um início de estação com características de verão. A mudança no clima já ocorre desde essa quinta-feira, 2. O predomínio será de dias mais frescos e agradáveis na região.
Conforme a MetSul, a maior parte do Rio Grande do Sul terá máximas ao redor ou abaixo dos 20°C. Na fronteira com o Uruguai, as temperaturas podem cair para valores próximos ou abaixo dos 5°C, especialmente no sábado, que deve registrar a madrugada mais fria até agora.
A tendência para os próximos dias e semanas indica que esse padrão de clima ameno deve predominar, com poucas chances de calor intenso. As temperaturas devem permanecer abaixo ou próximas da média, embora entre o fim de abril e o início de maio possa haver períodos ligeiramente mais quentes.
Deixe seu comentário