Estiagem
Aceguá segue passos de Candiota e declara situação de emergência

Reprodução FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
O município de Aceguá se juntou a outros da região e decretou situação de emergência devido à estiagem que vem afetando diversas áreas do Rio Grande do Sul. Na manhã dessa sexta-feira, 28, o prefeito Marcus Aguiar reuniu autoridades locais para repassar informações sobre o decreto de emergência e o processo de securitização no município. O encontro contou com a presença de representantes da Camal/Cotrijuc, Emater, Capil, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ASPROM, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Secretaria de Obras e Defesa Civil.
Durante a reunião, o prefeito Aguiar explicou que irá formalizar o pedido à Defesa Civil para homologação do decreto de emergência. Ele ressaltou a importância da medida, ao afirmar que, sem o decreto, o município não conseguirá acessar os recursos da securitização, que são fundamentais para ajudar a mitigar os prejuízos causados pela seca.
A estiagem, que já causou sérios danos em diversas regiões do Estado, levou à declaração de emergência em vários municípios, incluindo Candiota, que adotou a medida no início da semana. Da mesma forma Bagé, que até já teve sua situação de emergência reconhecida pelo Estado. A seca afeta a agricultura, pecuária e outros setores, e as autoridades municipais buscam garantir os recursos necessários para apoiar a população e a economia local. Tudo para minimizar os danos causados pela crise hídrica.
Deixe seu comentário