BAGÉ WEATHER

Astronomia

Abril tem Lua Rosa e chuva de meteoros

Francisco Lisboa imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Abril reserva alguns espetáculos para os apaixonados por astronomia. São três eventos marcantes: a Lua Rosa, o alinhamento de quatro planetas e a chuva de meteoros Líridas. A Lua Rosa, que ocorre já no dia 13 de abril, não adquire realmente essa cor, mas recebe o nome por sua associação com o florescimento de plantas no hemisfério norte. Este ano, será uma microlua - menor e menos brilhante devido à sua posição mais distante da Terra.    

Já no dia 17, antes do amanhecer, será possível observar o alinhamento de Vênus, Saturno, Mercúrio e Netuno. O fenômeno poderá ser visto na direção leste a partir das 4h40min. Vale mencionar, contudo, que será necessário um telescópio para identificar Netuno, o menos brilhante entre eles. Já na noite de 22 para 23 de abril, acontece o pico da chuva de meteoros Líridas.  

Com uma taxa de 18 meteoros por hora e chances de observar bolas de fogo brilhantes, o melhor local para acompanhar o espetáculo é em áreas com pouca poluição luminosa, sempre olhando na direção da constelação de Lira. O fenômeno, na verdade, ocorre entre os dias 16 e 25 de abril, porém o pico é na madrugada do dia 23. Aliás, a melhor hora para observação é a meia-noite.   

Em síntese, essa chuva de meteoros é causada pelos resquícios do cometa C/1861 G1 Thatcher, que entram na atmosfera da Terra, queimam e possibilitam um verdadeiro espetáculo luminoso. 


Caminho da Luz recebe novo repasse do Troco do Bem Anterior

Caminho da Luz recebe novo repasse do Troco do Bem

Candiota terá reunião pública sobre transição energética Próximo

Candiota terá reunião pública sobre transição energética

Deixe seu comentário