BAGÉ WEATHER

Espetáculo

Cometa verde é atração até o dia 10 de fevereiro

Reprodução FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Brilho vai ficando mais fraco com o passar dos dias

Até o dia 12 de fevereiro, é possível conferir a passagem do "cometa verde" ou cometa C/2022 E3. Ele só passa pela órbita terrestre a cada 50 mil anos. E esse domingo foi o melhor dia para visualizar esse espetáculo esverdeado no céu. Para quem quer tentar conferir e está na região Sul do país, basta olhar para o Norte e procurar o cometa próximo a estrela mais brilhante dessa direção.

Em síntese, quanto mais próximo o cometa está dessa estrela brilhante mais fácil de ser contemplado. Inclusive, o cometa fica mais brilhante justamente por isso. Vale a dica: quanto menos luz em volta mais fácil é de contemplar o espetáculo. E dá para vê-lo com auxílio de binóculos ou telescópios e também a olho nu, mas, claro, isso depende das condições. No domingo, por exemplo, o céu estava bastante encoberto na região da Campanha.

Mas por que verde? Isso é em decorrência dos gases do núcleo do cometa terem sido aquecidos pelo Sol, formando a cauda esverdeada. Vale destacar que a possibilidade de ver o cometa até o dia 12 é uma estimativa. Porque a cada dia que passa ele fica menos brilhante. Algumas dicas além da direção correta podem ajudar para a visualização: deve-se olhar para o Norte, entre o pôr do Sol e a meia-noite; mas o melhor horário é por volta das 20h.

Conforme já citado, o cometa aparece na região da constelação do Cocheiro (Auriga), próximo à estrela Capela; e ele
se move para cima, em direção à constelação de Touro e ao planeta Marte, do qual fica mais próximo no dia 10 de fevereiro. A dica para "identificar" o cometa é buscar por uma estrela borrada, uma manchinha no céu. A melhor forma de visualizar, porém, é mesmo recorrendo ao uso de binóculos. Para quem quer tentar registrar o cometa, vale atentar: uma câmera profissional ou um celular com regulagens podem ser úteis - basta apontar o equipamento para a direção estimada, dar um zoom, e programar uma longa exposição (20 ou 30 segundos). É possível que dê certo e o brilho esverdeado do cometa seja, de fato, captado. As informações são National Geographic.

Reservatórios têm pequena recuperação e previsão é de chuva Anterior

Reservatórios têm pequena recuperação e previsão é de chuva

NBPA suspende socorros por tempo indeterminado Próximo

NBPA suspende socorros por tempo indeterminado

Deixe seu comentário