BAGÉ WEATHER

Progresso

Colheita de arroz no Rio Grande do Sul alcança 14,69% da área semeada

Gionei dos Santos imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Fronteira Oeste lidera área colhida com 91 mil hectares

A colheita do arroz no Rio Grande do Sul atingiu 14,69% da área semeada, totalizando 142.539 hectares. A Fronteira Oeste lidera com a maior área colhida, somando 91.002 hectares, seguida pela Planície Costeira Interna (18.804 ha), Região Central (11.850 ha), Campanha (8.999 ha), Planície Costeira Externa (8.141 ha) e Zona Sul (3.743 ha).    

Segundo Luiz Fernando Siqueira, gerente da Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural, a Fronteira Oeste apresenta maior avanço na colheita porque iniciou a semeadura mais cedo, ainda em setembro. Já a Zona Sul, que começou a semeadura mais tarde, teve um rápido progresso e deve concluir a colheita no mesmo período da Fronteira Oeste.    

As condições climáticas favoráveis, com dias longos e clima seco, estão permitindo que os produtores avancem rapidamente na colheita. No entanto, em algumas regiões, como a Central, a semeadura foi prejudicada pelas enchentes de maio do ano passado, o que pode estender a colheita até maio deste ano.    

Os dados da colheita são registrados em tempo real na plataforma Safra, abastecida pelos 37 escritórios do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) espalhados pelas regiões produtoras. A plataforma permite um acompanhamento detalhado e preciso do andamento da safra.    

As informações sobre o progresso da colheita continuarão sendo atualizadas semanalmente pelo Irga, conforme destacou a entidade.

Irga abre seleção para contratação de especialistas Anterior

Irga abre seleção para contratação de especialistas

Safra do arroz começa com boa qualidade e expectativa de alta produtividade Próximo

Safra do arroz começa com boa qualidade e expectativa de alta produtividade

Deixe seu comentário