Dívidas
Brasil de Pelotas tem recursos penhorados

Grêmio Esportivo Brasil imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Clube enfrenta crise financeira e tenta reduzir despesas
O Brasil de Pelotas caiu para a Divisão de Acesso no Gauchão. O clube não contará com o recurso de televisão para 2026. O valor é significativo para os clubes da elite, chegando a quase R$ 900 mil.
Em entrevista para a Rádio Universidade, o presidente do Brasil de Pelotas, Vilmar Xavier, detalhou como o clube está se planejando para disputar a Série D do Brasileiro com recursos escassos. O mandatário admitiu que diversos recursos do clube estão penhorados pela justiça por dívidas, como as de sócios e patrocinadores.
"A parte financeira do Brasil vem se degradando. E ultimamente a justiça e os credores focaram o Brasil de todas as formas. Financeiramente, nós tínhamos uma receita que era 100% do clube, que era dos sócios. Hoje, nós temos praticamente quase zero, muito pouco, porque existe uma penhora. Então, era uma receita que era significativa para o clube", declarou o presidente, que completou:
"Nós estamos trabalhando mais com receita dos patrocinadores, que sempre chega só metade para nós. A bilheteira dos jogos também é a metade, sempre. É o sócio que a gente tinha 100%, hoje não chega a quase nada. Então, a situação do Xavante está se agravando a cada ano."
O presidente ainda disse que o clube não vai conseguir fechar o semestre com saldo positivo na área financeira, mas não criou novas dívidas em grande volume.
"Financeiramente, vamos ter uma frustração, mas o que nós estamos fazendo? Reduzindo ao máximo as despesas. Só que não dá para reduzir mais. Hoje, cada setor do clube tem um funcionário, por exemplo, no administrativo, na central do sócio, no financeiro. É onde a gente tem mais, é no futebol, porque essas outras áreas, que a gente podia cortar despesas ao máximo possível, foram cortadas", contou Vilmar Xavier.
Deixe seu comentário