BAGÉ WEATHER

Demanda

Raio-x volta a funcionar na UPA de Bagé

Gabriel Marques - Quase 100 exames foram feitos no primeiro dia de funcionamento

A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Bagé retomou na quinta-feira (17) a realização de exames de raio-x, após a instalação de um novo aparelho. Desde o reinício do serviço, até a manhã de sexta-feira (18), já haviam sido realizados 96 exames — número próximo à média diária de 100 atendimentos.   

A Secretaria de Saúde destacou que todas as exigências legais e sanitárias foram cumpridas para garantir segurança e qualidade nos atendimentos.  

Vale lembrar que a entrega do novo equipamento havia ocorrido ainda em fevereiro deste ano, mas a instalação foi adiada por diversos problemas técnicos e estruturais não previstos pela gestão anterior, de acordo com a atual.  

Também é importante recordar que o recurso de R$ 300 mil para a compra do aparelho veio de uma emenda parlamentar do deputado Onyx Lorenzoni, liberada em 2022.   

Ainda de acordo com a divulgação, com o contrato assinado em outubro do ano passado, a atual gestão iniciou reformas na estrutura da UPA.   

A informação era de que a sala original do raio-x era inadequada e a rede elétrica, incompatível com o novo aparelho. Assim, foram necessárias intervenções como ampliação da sala, adaptação da rede elétrica e agendamento com a Equatorial para finalizar a parte elétrica.   

Após os ajustes e testes, o ambiente foi considerado apto para a instalação. No entanto, um defeito de fábrica no equipamento exigiu nova substituição, atrasando ainda mais a retomada do serviço.   

O coordenador administrativo da UPA, Arno Bona, criticou a falta de planejamento da gestão anterior, que não previu as necessidades estruturais nem os laudos técnicos exigidos por lei. Ele enfatizou que, por se tratar de um equipamento que emite radiação, não há espaço para improvisos.  

Durante o período de indisponibilidade do raio-x na UPA, a Prefeitura garantiu que nenhum paciente ficou sem atendimento. Isso porque a Secretaria de Saúde organizou uma estrutura emergencial para a realização dos exames no Posto de Atendimento Ambulatorial (PAM), com transporte 24 horas garantido pela pasta.


Raio-x volta a funcionar na UPA de Bagé Anterior

Raio-x volta a funcionar na UPA de Bagé

Atendimentos por sintomas gripais pressionam a UPA Próximo

Atendimentos por sintomas gripais pressionam a UPA

Deixe seu comentário