Saúde
Atendimentos por sintomas gripais pressionam a UPA

Everaldo Cruz - Apelo é para que população busque Ambulatório de Inverno
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Bagé tem registrado nos últimos dias uma demanda elevada por atendimentos relacionados a sintomas gripais, com pequenas oscilações no número de casos. Entre as 18h de segunda-feira (8) e as 18h de terça-feira (9), foram atendidas 230 pessoas, das quais 81 apresentavam sintomas gripais — um aumento significativo em relação ao dia anterior, quando foram registrados 58 casos.
Entre as 18h de terça-feira (9) e as 18h de quarta-feira (10), o total de atendimentos caiu levemente para 222, com 61 pacientes gripados, indicando uma redução temporária nos casos. Contudo, entre as 16h de quarta-feira (10) e as 16h de quinta-feira (11), o volume de atendimentos subiu para 231, com 64 pacientes com sintomas gripais — um leve aumento em relação ao dia anterior, mas ainda abaixo do pico recente de 81 registros no dia 9 de julho.
Diante dessa situação, a Secretaria de Saúde reforçou a importância de a população buscar, sempre que possível, o Ambulatório de Inverno, anexo ao PAM I, que funciona de segunda a sexta-feira, das 18h às 23h, oferecendo atendimento exclusivo para sintomas gripais. A medida visa desafogar a UPA, agilizar o atendimento e reduzir o risco de contaminação cruzada, garantindo maior segurança e eficiência no cuidado aos pacientes.
Deixe seu comentário