Feira da Vila Vicentina retorna neste sábado com mais de 50 expositores
Novidade
Três Salas Girassol serão inauguradas em todo o Estado

Sofia Villela imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Espaço é pioneiro no Rio Grande do Sul
O Instituto-Geral de Perícias (IGP) inaugurou um espaço especialmente projetado para atender pessoas neuroatípicas durante o processo de emissão da carteira de identidade. A Sala Girassol fica localizada no Departamento de Identificação, na avenida Azenha, 255, na capital. É a primeira do Rio Grande do Sul e uma das pioneiras do país destinada a esse atendimento especial.
De acordo com o diretor administrativo do Instituto-Geral de Perícias, Marco Antônio Aurélio Cúrcio, o objetivo também é expandir esse projeto para os demais postos de identificação. “A criação desta sala só foi possível graças ao esforço conjunto de servidores e parceiros que compreenderam a importância desse avanço. Quero agradecer a todos os envolvidos neste projeto, pois sabemos que mudanças verdadeiras ocorrem quando unimos forças”, destaca.
Pessoas neuroatípicas são aquelas que possuem desenvolvimento cognitivo ou neurológico diferente do padrão. São exemplos pessoas com transtorno do espectro autista, síndrome de Down, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtorno de Tourette, transtorno de ansiedade social, entre outros. Para esse público, ambientes convencionais podem representar desafios e, muitas vezes, certa resistência. O excesso de ruídos e a movimentação podem gerar desconforto e estresse, principalmente para crianças e adolescentes.
Deixe seu comentário