BAGÉ WEATHER

Projeto

Polícia Civil aborda temas como bullying e prevenção às drogas

Polícia Civil imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Projeto teve 900 conversas no ano passado

Neste mês de fevereiro, a Polícia Civil, por meio do Programa Papo de Responsa, tem realizado palestras para crianças e jovens junto ao retorno das aulas. O Papo de Responsa é um programa de prevenção da violência, cujo objetivo é levar cidadania responsável e escolhas conscientes para a vida dos jovens. 

O programa foi implementado no Rio Grande do Sul em 2016, tendo impactado milhares de jovens gaúchos até o momento. 

Dentre os assuntos abordados, estão os perigos da internet, além da prevenção ao uso indevido de drogas, bullying, cyberbullying, violência doméstica, atos infracionais e a cultura do "não dá nada", comunicação não violenta e outros. 

Os "papos" são ministrados nas escolas com adesão ao programa, com temas direcionados para questões relacionadas ao respeito em prol da construção de uma cultura de paz. Durante e após a conversa, os discentes podem elaborar perguntas e questionamentos sobre a temática, permitindo o pensar crítico a respeito das pautas. 

Conforme o responsável pelo programa, delegado Leonardo Scofano Osso de Azevedo, a relevância do Papo de Responsa consiste em aproximar a Polícia Civil da comunidade por meio do diálogo e da convivência pacífico. “O Programa fortalece os laços sociais e a necessidade humana de pertencimento”, afirma. 

Só no ano de 2024, foram realizados, aproximadamente, 900 Papos de Responsa. Desde o início do Projeto até o momento, foram alcançadas quase 500 mil pessoas. 

Podem participar quaisquer instituições de ensino, privadas, estaduais ou municipais, clínicas para idosos, ONGs, organizações do terceiro setor, fundações, dentre outros 

Polícia Civil aborda temas como bullying e prevenção às drogas Anterior

Polícia Civil aborda temas como bullying e prevenção às drogas

Esquema fraudava laudo médico para favorecer líderes de facções Próximo

Esquema fraudava laudo médico para favorecer líderes de facções

Deixe seu comentário