Importante
Brigada Militar promove ações de conscientização no Outubro Rosa

SD Luciana - Médica destaca relevância da atividade física
Outubro Rosa é a campanha realizada no décimo mês do ano para conscientizar a população sobre as formas de prevenir o câncer de mama e o de colo do útero, que são os dois tipos mais frequentes entre mulheres. Já o câncer de mama, a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil e no mundo, segundo a publicação de 2025 do Instituto Nacional do Câncer, também acomete homens, ainda que em um percentual menor. Para enfrentar o problema, especialistas indicam a redução dos fatores de risco, como o consumo de bebidas alcoólicas, e a promoção de atitudes que aumentem a proteção, por meio de uma alimentação saudável, por exemplo.
A ginecologista do Hospital da Brigada Militar, capitã PM Cristina Helena Luz Grecco, destaca a importância de uma atividade física regular e da realização de mamografias anuais a partir dos 40 anos. “Nos casos de histórico familiar da doença, recomenda-se fazer a mamografia dez anos antes em relação à idade em que a familiar apresentou o tumor maligno”, acrescentou.
A qualidade do sono também pode representar um fator de risco ou de proteção. “O melhor sono é o noturno. Mas quem atua neste período pode fazer uma higiene do sono, visando cumprir entre sete e oito horas diárias para recuperar-se e ter, de fato, um sono reparador”, explicou a capitã PM Grecco. Essa higiene do sono consiste em jantar e dormir cedo, reduzir o ritmo das atividades mais de uma hora antes de deitar-se, substituir o uso de telas pelo de livros e utilizar lâmpadas amarelas e mais fracas no quarto.
Deixe seu comentário