Tempo
Segunda quinzena terá chuva perto ou abaixo da média

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Expectativa é pela chegada do frio mais intenso
Na segunda metade de abril, o clima no Brasil começa a refletir o outono de forma mais clara, com redução dos dias quentes e aumento das madrugadas frias ou amenas. O mês ainda pode registrar episódios mais intensos de frio, como o ocorrido em 1999, quando chegou a nevar em abril no Rio Grande do Sul. A formação de nevoeiros e neblinas também se torna mais comum com o ar mais frio, especialmente nas manhãs, o que é típico desta transição entre o verão e o outono.
No Sul do Brasil, a primeira quinzena de abril apresentou uma distribuição de chuvas bastante irregular. Enquanto áreas do Sul e Leste do Rio Grande do Sul e do Leste de Santa Catarina tiveram acumulados elevados, com registros de inundações e transtornos, outras regiões tiveram chuva abaixo da média. A temperatura ficou em geral próxima da média histórica, com mínimas abaixo do normal principalmente no Rio Grande do Sul, o que resultou nas primeiras ocorrências de geada de 2025.
Para a segunda metade do mês, os maiores volumes de chuva são esperados no Norte do Brasil, por conta do chamado inverno amazônico e da atuação da Zona de Convergência Intertropical. No Sul, embora o modelo europeu tenha indicado acumulados significativos para a Metade Norte do Rio Grande do Sul, a tendência apontada pela MetSul é de que o Paraná registre os volumes mais expressivos de precipitação, com o restante da região sulista tendo chuva dentro ou abaixo da média.
Em relação à temperatura, a tendência para os próximos 15 dias é de valores perto ou abaixo da média em boa parte do Sul do país. O Rio Grande do Sul, em especial, pode ter marcas significativamente inferiores à climatologia do período. Estão previstas duas incursões de ar frio até o fim de abril, a primeira no domingo de Páscoa, de fraca intensidade, e uma segunda mais relevante nos últimos dias do mês.
A MetSul Meteorologia reforçou que, com a chegada do outono, mudanças mais expressivas no clima começam a ocorrer em todo o país, mas é no Sul que os efeitos tendem a ser mais notáveis neste momento, com a possibilidade de frio mais intenso e oscilações significativas nas chuvas.
Deixe seu comentário