BAGÉ WEATHER

Arvorezinha

Secretário Nacional de Segurança Hídrica visita obras da barragem

Anderson Coka imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Expectativa é que no próximo mês avanço seja visível

A construção da Barragem da Arvorezinha, em Bagé, recebeu novo impulso com a visita do secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, Bruno Cravo, que participou de reunião com o Comitê Gestor da obra e conheceu o canteiro, nessa terça-feira, 15 de abril. A iniciativa é parte do eixo “Água Para Todos” do Novo PAC, que assegura os recursos federais para a execução do empreendimento.  

“O objetivo da obra é entregar o benefício social à sociedade. E é isso que a gente veio assegurar aqui, em conjunto com a Prefeitura — a realização de todas as etapas necessárias para que a gente tenha o objetivo nosso, da prefeitura e do povo de Bagé, que é a obra, entregue o mais rápido possível. Essa foi a missão que o ministro Waldez [Góes] nos deu e é isso que a gente está fazendo aqui junto com a Prefeitura”, afirmou.  

Durante o encontro, foram discutidos os próximos passos para acelerar a construção e garantir a entrega do reservatório à população. Também foi apresentada a empresa contratada para a execução das estruturas em concreto da barragem.  

Um dos avanços mais significativos da visita foi a atualização dos planos de trabalho, condição essencial para a liberação de novos repasses federais. Cravo ressaltou que, apesar da burocracia envolvida, esse processo é necessário para garantir segurança jurídica e eficiência na aplicação dos recursos públicos. A formalização do novo plano permitirá definir prazos e cronogramas atualizados.  

“Hoje, o prefeito deu um grande passo, junto com o Exército e equipe da Prefeitura, que é de atualização dos planos de trabalho que essa obra está incluída e através do qual é feito o repasse de recursos”, detalhou. A partir da formalização do novo plano, serão definidos os prazos, recursos e cronogramas atualizados da obra.  

O prefeito Luiz Fernando Mainardi enfatizou que a obra é prioridade máxima da gestão municipal. Ele destacou o apoio do Ministério da Integração e do Exército Brasileiro, que ampliou o número de equipamentos e trabalhadores no canteiro, garantindo maior agilidade. Atualmente, mais de 300 pessoas, entre civis e militares, estão envolvidas na obra. A Prefeitura também já prepara a licitação para a construção da adutora que transportará a água do reservatório.  

A visita também marcou o início efetivo da participação da empresa Fraga Construções e Engenharia, responsável pelas estruturas em concreto da barragem. A companhia vai executar o vertedouro e os pontos de captação de água, com previsão de conclusão até março de 2026. A expectativa é que, a partir do próximo mês, o avanço visível da obra comece a ser notado, com a elevação das estruturas em concreto.  

Segundo a Fraga, essa fase inicial é mais técnica, exigindo a montagem de centrais industriais e o tratamento das fundações da barragem, que demandam cuidados semelhantes aos de grandes obras civis, como edifícios.  

“Estamos realizando os tratamentos e consolidações dos maciços, que vão dar suporte às estruturas. É como em uma casa: a fundação é a parte que ninguém vê, mas é essencial. No caso da barragem, esse processo é ainda mais criterioso, por envolver volumes enormes de água e pressão constante”, destacou o gerente de engenharia da Fraga, Maciel Scarsi.  

A empresa reiterou seu compromisso com o cronograma e agradeceu o apoio do Exército. Como destacou o gerente de engenharia da Fraga, o interesse da construtora é finalizar a obra no menor tempo possível, já que seus pagamentos estão atrelados à produção efetiva. 

Lavras do Sul vai receber mais de R$ 133 mil Anterior

Lavras do Sul vai receber mais de R$ 133 mil

Fecomércio quer prazo para adequação a norma sobre riscos psicossociais Próximo

Fecomércio quer prazo para adequação a norma sobre riscos psicossociais

Deixe seu comentário