Abastecimento
Racionamento de água é reduzido para 12 horas por dia

Jean Carlo Santos imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Déficit é alto, mas estável após últimas chuvas
O Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) anunciou nessa quinta-feira (10) a redução no tempo de racionamento de água na cidade, de 15 para 12 horas. A medida passa a valer imediatamente, com cortes de fornecimento intercalados entre os setores 1 e 2, sempre das 15h às 3h do dia. A decisão foi tomada após avaliação técnica da autarquia, motivada pelas chuvas registradas nos primeiros dias de abril, que somaram 81 milímetros, se aproximando da média histórica do mês (125,8 milímetros).
Embora o volume de precipitações tenha sido considerado positivo, o déficit hídrico ainda é de cerca de 200 milímetros. As chuvas, no entanto, ajudaram a estabilizar os níveis das barragens: a Sanga Rasa está com 5,3 metros abaixo do normal e a barragem do Piraí, com 3,3 metros negativos. O cenário ainda exige atenção, mas a expectativa de normalização das chuvas para o trimestre justificou o ajuste no tempo de racionamento.
Conforme os novos horários divulgados pelo Daeb, o Setor 1, por exemplo, terá racionamento nos dias 10 (quinta), 12 (sábado) e 14 (segunda), enquanto o Setor 2 ficará sem abastecimento nos dias 11 (sexta), 13 (domingo) e 15 (terça). O abastecimento será normal nos dias em que o respectivo setor não estiver listado para racionamento, e assim sucessivamente enquanto o racionamento for mantido, ou seja, abastecimento e desabastecimento são intercalados entre dias e setores.
O Setor 1 abrange os bairros Centro, Madezatti, São Martins, Vila Brum, Arvorezinha, Vila Damé, Camilo Gomes, Parque Silveira Martins, Hidráulica, Popular, Narciso Suñe, Tarumã, Tupã, Stand, Vila Militar, Vila Brasil, Alcides Almeida, Mingote Paiva, Santa Cecília, Menino Deus, Floresta, Santa Carmem, Ibajé, Vila Gaúcha, Mascarenhas, Cohab, São Jorge e arredores.
Já o Setor 2 contempla os bairros Getúlio Vargas, Loteamento São Pedro, Jardim do Castelo, São Bernardo, Santa Tecla, Loteamento Severo, Malafaia, Daer, Ivo Ferronato, Castro Alves, Dois Irmãos, Estrela D’Alva, Ivone, Dolores, Vila Goulart, Passo das Pedras, Tiarajú, Arco, São Judas, Vila Ipiranga, Santa Tereza, Pedra Branca, Bairro Bonito, Vila dos Anjos, Santa Flora, Habitar Brasil, Morgado Rosa, Dona França, Loteamento Prado Velho, Adão Pedra, Loteamento do Parque, Industrial I, Balança e arredores.
Mesmo com a redução no racionamento, seguem proibidos os usos não essenciais da água da rede pública, como lavagem de calçadas, fachadas e veículos. O Daeb também reforça o pedido à população para adotar medidas de economia no uso cotidiano da água, como fechar as torneiras ao ensaboar a louça ou escovar os dentes, contribuindo para manter o sistema estável durante o período de estiagem.
Deixe seu comentário