Modernização
Bagé já tem 97% da cidade iluminada com lâmpadas de LED
Divulgação Seinfra - Avenida Átila Taborda recebeu melhorias nesta semana
A Rainha da Fronteira já conta com 97% de sua iluminação pública modernizada com lâmpadas de LED. A marca foi alcançada após a Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra) e o Setor de Iluminação Pública instalarem mais de três mil novas lâmpadas apenas nos últimos 10 meses, ampliando a cobertura em diversos bairros.
De janeiro a outubro deste ano, o setor realizou 2.611 reparos de iluminação e instalou 3.049 lâmpadas de LED em locais como os bairros Fênix, Popular, Hidráulica, Santa Cecília, Alcides Almeida, Menino Deus, Floresta, Ibajé, Vila Gaúcha, Mãe Luciana, Ipiranga, São Judas, Pedra Branca, São Martins, Dona França e estradas vicinais.
De acordo com o coordenador do setor, Rogério Chaves Couto, Bagé possui 15.408 pontos de energia, dos quais 13.259 já contam com tecnologia LED — restando apenas 2.149 unidades a serem substituídas. Ele explica que as trocas são informadas e acompanhadas junto à concessionária Equatorial, por meio do Programa GEOS Equatorial, que também monitora atualizações de rede e novos pontos de iluminação.
Entre os locais recentemente contemplados estão a entrada da Barragem da Arvorezinha, o Aterro Sanitário, o posto da Polícia Rodoviária Federal na BR-293, o quartel da Brigada Militar, a nova sede da Polícia Civil (DPPA), a Polícia Ambiental e o Aeroporto. A avenida Átila Taborda também recebeu melhorias nesta semana, com troca de lâmpadas e reparos para garantir melhor luminosidade.
O titular da Seinfra, Edegar Franco, destacou que está em andamento um novo aditivo para aquisição de mais lâmpadas, que serão instaladas em regiões como o Corredor dos Assentados, Estrada da Coxilha do Fogo, Corredor da Vila Brum, Estrada de Higienópolis, RSC-473, Passo do Perez e Prainha do Passo do Silveira. O prefeito Luiz Fernando Mainardi ressaltou que a modernização da iluminação é uma das transformações mais visíveis da cidade e garantiu a substituição de 100% das lâmpadas.

Deixe seu comentário