Balanço
Desenvolvimento Rural destaca avanços nos primeiros 100 dias

Divulgação Seinfra imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Pasta enalteceu parceria com a Seinfra
Nos primeiros 100 dias da atual gestão, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) divulgou um balanço das principais ações realizadas.A SDR destacou que atua em parceria com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), e busca implementar práticas inovadoras, eficientes e de qualidade, tanto para produtores quanto para os moradores da zona rural.
Entre as ações destacadas, o secretário Edegar Franco enfatizou o reforço no patrolamento das vias rurais, uma das principais demandas da população do interior. As intervenções incluíram corredores como Lixiguana, Toca, Colares e Brasil, além de estradas como Joca Tavares, Produção e Pedra Grande. Equipes também atuaram em áreas como Coxilha das Flores. O foco foram melhorias na trafegabilidade por meio da regularização do solo.
Outro ponto importante foi o trabalho de drenagem e contenção de águas pluviais, com desobstrução de bueiros, abertura de valetas e implantação de desaguadores em diversas localidades, como Corredor dos Brasil, Pedreira, Bolena, Estrada da Serrilhada e Passo da Areia. Em locais como a Coxilha do Haedo e Corredor da Caneleira, houve colocação de cascalho para estabilização do solo.
A Patrulha Agrícola também teve atuação expressiva, totalizando mais de 252 horas de serviços em atividades como aragem, roçagem, semeadura e escavações. A partir de fevereiro, seus equipamentos passaram a ser integrados à Seinfra, otimizando o uso entre as zonas rural e urbana, o que permitiu ampliar a cobertura dos serviços em mais de 15 localidades apenas naquele mês.
Por fim, a SDR também atuou na área de segurança alimentar por meio do Serviço de Inspeção Municipal, que realizou vistorias em estabelecimentos locais entre fevereiro e março. Atualmente, Bagé conta com 25 agroindústrias registradas. Para o secretário, os avanços em infraestrutura, sustentabilidade e segurança alimentar refletem os resultados positivos da gestão compartilhada entre SDR e Seinfra.
Deixe seu comentário