BAGÉ WEATHER

Clima

MetSul desmente alarde sobre onda de frio

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Há sim previsão de geada, comum para época do ano

Nos últimos dias, redes sociais e até mesmo portais de notícias foram tomados por manchetes alarmistas sobre uma suposta onda de frio de grande intensidade prevista para o final de abril. A MetSul Meteorologia, contudo, desmentiu as informações, classificando-as como infundadas e fruto de desinformação, muitas vezes propagada por pessoas sem formação na área.  

Títulos como “O frio vem com tudo” ou “Onda de frio avassaladora” circularam amplamente, dando a entender que um evento extremo de frio estaria iminente. No entanto, segundo a MetSul, essa narrativa é equivocada, já que não há indicação nos modelos meteorológicos de qualquer onda de frio intensa que traga dias seguidos de temperaturas muito baixas durante o dia e à noite. 

A previsão real aponta apenas para uma leve incursão de ar frio no Sul, com noites mais frias e tardes agradáveis. Nas áreas mais altas da região, podem ocorrer geadas entre terça e quinta-feira da semana que vem, mas tudo dentro do padrão esperado para a época. Tal oscilação é típica do outono, sobretudo no Sul, e não configura uma onda de frio intensa. 

Análises de modelos meteorológicos, como o norte-americano GFS, indicam temperaturas mínimas próximas ou ligeiramente abaixo da média na região, mas máximas acima da média na maior parte do país. "A MetSul alerta para o perigo da disseminação de desinformação climática, que vem extrapolando as redes sociais e alcançando também veículos de imprensa. Reforça ainda a importância de buscar informações em fontes confiáveis e técnicas para evitar pânico desnecessário", enfatiza. 

MetSul desmente alarde sobre onda de frio Anterior

MetSul desmente alarde sobre onda de frio

Seminário Conhecendo o Autismo quer ampliar debate Próximo

Seminário Conhecendo o Autismo quer ampliar debate

Deixe seu comentário