Assistência
Comunidade indígena recebe mutirão de limpeza e de atendimento à saúde

Hisadora Dilelio - Ideia é levar também dentistas até o local
Secretarias municipais uniram esforços nessa sexta-feira, 7, para manutenção da área do Horto Municipal, onde vivem cerca de 30 indígenas da comunidade Tekoá Pindó Mirin. A ação envolveu as pastas de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra), na limpeza geral do terreno, e a de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência (Saúde), que cadastrou as famílias e averiguou as necessidades de saúde. A Secretaria de Educação e Formação Profissional (Smed) disponibilizou transporte escolar às crianças.
“Temos muitas crianças e o mato alto tem risco de cobras e outros animais peçonhentos. Então, para nós, é muito importante, para a nossa segurança. O atendimento em saúde também nos ajuda bastante”, disse o cacique Lino Benites. Segundo ele, 19 crianças vivem no local. O coordenador de limpeza pública, Paulo Roberto Duarte, informou que a limpeza do terreno deve levar dois dias para ser concluída. Cerca de 30 trabalhadores estão mobilizados no local.
A enfermeira Eliane Alves coordenou a equipe de cerca de cinco agentes de saúde. “Cadastramos idosos, crianças, gestantes e vamos dar continuidade a este atendimento. O próximo passo é trazer dentistas para atendimento odontológico. As necessidades são muitas e estas famílias terão esta atenção especial”, avaliou.
Deixe seu comentário