Feira da Vila Vicentina abre inscrições para expositores em 2025
Em Bagé
Começam as aulas para mais de 10 mil estudantes

Cristiano Magrini imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Um total de 62 escolas retornaram às atividades
Mais de 10 mil alunos retornaram às aulas em Bagé nessa segunda-feira, 17. O início do ano letivo mobilizou comunidades das 37 escolas de Ensino Fundamental, 24 de Educação Infantil e uma de Ensino Técnico. A Secretaria de Educação e Formação Profissional destacou que é obrigatório matricular todas as crianças a partir de 4 anos completos até o dia 31 de março.
Antes do início das aulas, foram realizadas diversas formações para os profissionais da Educação. Na última semana de janeiro, supervisores receberam capacitação sobre supervisão escolar, com a participação do Conselho Municipal de Educação e da Equipe Pedagógica da Smed. Já em fevereiro, diretores, supervisores e orientadores passaram por uma formação sobre gestão democrática.
Além disso, os professores de Educação Infantil participaram de um encontro presencial do Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil (Leei Sul), com foco no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita. A iniciativa é uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Governo Federal e a Smed.
Para garantir um retorno seguro, o Executivo realizou a limpeza e o corte de grama nas escolas, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra), o que gerou economia para o município, que anteriormente gastava até R$ 4 mil com esses serviços.
No primeiro dia de aulas, o município também assegurou o transporte rural para 518 alunos das redes municipal e estadual, com exceção de 30 estudantes que não puderam ser atendidos devido às condições das estradas, prejudicadas pelas chuvas do final de semana.
Transporte
O transporte escolar rural atendeu 518 alunos das redes municipal e estadual. Contudo, nesse primeiro dia letivo da rede municipal, e terceiro da estadual, 30 estudantes não puderam ser transportados devido às más condições das estradas, que foram agravadas pelas chuvas no final de semana. A reativação do serviço de transporte foi uma das prioridades do prefeito Luiz Fernando Mainardi, como destacou a divulgação da Prefeitura.
Antes de iniciar a gestão, a frota municipal contava com 34 veículos, mas apenas 12 estavam em funcionamento, e muitos apresentavam condições precárias. A reestruturação do serviço foi coordenada pelo vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Beto Alagia, que ressaltou o esforço contínuo das equipes para resolver a situação crítica deixada pelos anos anteriores, quando alunos ficavam semanas sem transporte.
Em detalhes
Nove ônibus da frota municipal foram recuperados, e a operação foi temporariamente reforçada com veículos de outras secretarias e órgãos, incluindo a Câmara de Vereadores e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que disponibilizou uma van. Atualmente, o município transporta 229 alunos da rede e 289 estadual, sendo que 180 desses alunos utilizam o serviço na zona urbana.
Deixe seu comentário