BAGÉ WEATHER

Previsão

Calor não dará trégua no mês de março

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Semana teve registro de temporais quase todos os dias

Março de 2025 será marcado por temperaturas extremamente elevadas, com dias tão ou mais quentes que janeiro e fevereiro, segundo a previsão da MetSul Meteorologia. O mês, que representa a transição entre o verão e o outono, ainda terá características predominantemente veranis, incluindo calor intenso e pancadas de chuva passageiras. No entanto, à medida que se aproximar do final, algumas madrugadas podem apresentar temperaturas mais amenas.  

O regime de chuvas em março seguirá o padrão do verão, com o Norte do Brasil permanecendo sob o chamado "inverno amazônico", caracterizado por chuvas abundantes. No Centro-Oeste e Sudeste, a precipitação continuará presente, mas com volumes inferiores aos registrados em janeiro e fevereiro. E, no Sul, a tendência é de chuvas irregulares, com volumes acima da média apenas em áreas isoladas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No geral, a primeira metade do mês será extremamente seca e quente, com o retorno gradual da chuva na segunda quinzena.    

As condições climáticas de março devem ocorrer sob um cenário de neutralidade no Oceano Pacífico Equatorial, sem influência direta de fenômenos como El Niño ou La Niña. No entanto, há um leve aquecimento na região Niño 1+2, próxima aos litorais do Peru e Equador, o que poderia indicar um El Niño Costeiro, embora ainda não confirmado. Esse fator pode influenciar o regime de chuvas no Brasil, especialmente nas regiões próximas ao Atlântico.    

No Sul, o Rio Grande do Sul poderá registrar precipitação um pouco acima da média em algumas áreas, mas a irregularidade será a principal característica do mês. O calor extremo será outro destaque de março, com temperaturas muito acima da média, especialmente nos primeiros 10 dias do mês. Durante esse período, o Sul poderá registrar anomalias térmicas entre 10°C e 13C acima do normal, com máximas frequentemente ultrapassando os 40C. Mesmo na segunda metade do mês, quando o calor tende a perder força, ainda serão comuns dias quentes.

Adicional de penosidade será pago em folha suplementar Anterior

Adicional de penosidade será pago em folha suplementar

Caminho da Luz volta a contar com faixa em frente ao prédio Próximo

Caminho da Luz volta a contar com faixa em frente ao prédio

Deixe seu comentário