BAGÉ WEATHER

Estratégia

MEC consulta professores para melhorar ensino de matemática

Freepik imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Iniciativa busca aprimorar o ensino da disciplina na educação básica

O Ministério da Educação (MEC) promove a Escuta Nacional de Professores e Professoras que Ensinam Matemática-, uma pesquisa online voltada para educadores do ensino básico e da educação profissional e tecnológica da rede pública. Os docentes podem participar até esta sexta-feira (28), com sugestões para aprimorar o ensino da disciplina.    

A iniciativa visa identificar desafios e necessidades dos professores, auxiliando na formulação de políticas públicas mais eficazes. Além disso, busca valorizar os profissionais ao considerar suas experiências e perspectivas na construção de novas estratégias pedagógicas.    

O questionário abrange temas como perfil dos docentes, formação, contexto escolar e práticas pedagógicas. A participação é anônima e pode ser realizada mais de uma vez, caso o professor atue em diferentes etapas de ensino ou escolas.    

Os dados coletados servirão para embasar melhorias no ensino da matemática, disciplina na qual o Brasil enfrenta dificuldades de aprendizagem. Segundo o Pisa 2022, o país ocupa a 65ª posição entre 81 nações avaliadas. Além disso, estudos apontam que mais da metade dos alunos do 4º ano do ensino fundamental não alcança o nível básico de compreensão matemática.    

A pesquisa já ouviu professores de mais de 2.060 municípios em todas as unidades da federação. Para incentivar a participação, o MEC disponibilizou o Guia Escuta Nacional de Professores e Professoras. Isso para reforçar a importância do envolvimento dos docentes na busca por uma educação matemática mais eficiente.

Inscrições estão abertas para bolsas do Pibid na Uergs Anterior

Inscrições estão abertas para bolsas do Pibid na Uergs

Conselho de Educação define regras para uso de celulares em sala de aula Próximo

Conselho de Educação define regras para uso de celulares em sala de aula

Deixe seu comentário