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Estratégia
MEC consulta professores para melhorar ensino de matemática

Freepik imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Iniciativa busca aprimorar o ensino da disciplina na educação básica
O Ministério da Educação (MEC) promove a Escuta Nacional de Professores e Professoras que Ensinam Matemática-, uma pesquisa online voltada para educadores do ensino básico e da educação profissional e tecnológica da rede pública. Os docentes podem participar até esta sexta-feira (28), com sugestões para aprimorar o ensino da disciplina.
A iniciativa visa identificar desafios e necessidades dos professores, auxiliando na formulação de políticas públicas mais eficazes. Além disso, busca valorizar os profissionais ao considerar suas experiências e perspectivas na construção de novas estratégias pedagógicas.
O questionário abrange temas como perfil dos docentes, formação, contexto escolar e práticas pedagógicas. A participação é anônima e pode ser realizada mais de uma vez, caso o professor atue em diferentes etapas de ensino ou escolas.
Os dados coletados servirão para embasar melhorias no ensino da matemática, disciplina na qual o Brasil enfrenta dificuldades de aprendizagem. Segundo o Pisa 2022, o país ocupa a 65ª posição entre 81 nações avaliadas. Além disso, estudos apontam que mais da metade dos alunos do 4º ano do ensino fundamental não alcança o nível básico de compreensão matemática.
A pesquisa já ouviu professores de mais de 2.060 municípios em todas as unidades da federação. Para incentivar a participação, o MEC disponibilizou o Guia Escuta Nacional de Professores e Professoras. Isso para reforçar a importância do envolvimento dos docentes na busca por uma educação matemática mais eficiente.
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