Rede estadual
Alfabetiza Tchê seleciona formadores regionais e municipais
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
O governo do Rio Grande do Sul divulgou a lista de candidatos pré-selecionados para receber bolsas mensais do Programa Alfabetiza Tchê, voltado ao fortalecimento da alfabetização nas redes públicas de ensino. Em 2025, os bolsistas irão participar de formações teóricas e práticas relacionadas à alfabetização. Foram escolhidos 18 formadores regionais, vinculados às Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), e 470 formadores municipais.
A estrutura do programa é dividida em três níveis: estadual, regional e municipal. Os formadores estaduais são responsáveis por capacitar os regionais, que, por sua vez, formam os municipais. Estes últimos têm a tarefa de preparar os professores que atuam diretamente com os alunos. Para os cargos de Formador Estadual e Consultor Externo Estadual, no entanto, nenhum dos inscritos atendeu aos critérios do edital.
Criado em 2022, o Alfabetiza Tchê é uma política pública que busca garantir a alfabetização de todas as crianças até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é fortalecer a rede de ensino por meio de formações, avaliações e ações coordenadas entre Estado e municípios.
As bolsas têm duração inicial de 12 meses e podem ser prorrogadas por mais um período, até o máximo de 24 meses. Elas não possuem caráter remuneratório, ou seja, não geram encargos trabalhistas. Os bolsistas terão direito a ressarcimento de despesas com deslocamento e alimentação, quando necessário, além de receberem o valor da bolsa via depósito em conta corrente.
O Alfabetiza Tchê atua em colaboração com os 497 municípios gaúchos e se baseia em cinco eixos principais: aprendizagem, gestão escolar, formação de professores, avaliação e cooperação. Conta ainda com o apoio da Undime-RS e da Famurs, beneficiando alunos da Educação Infantil e dos dois primeiros anos do Ensino Fundamental.
Deixe seu comentário