BAGÉ WEATHER

Arco

Comercialização de ovinos triplica e setor projeta crescimento para 2025

Divulgação Arco imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Presidente acredita no grande potencial econômico da ovinocultura

A comercialização de ovinos registrou um aumento significativo em 2024 na comparação com 2023. Levantamento da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) indica que foram transferidos dentro do sistema da entidade no ano passado 30,85 mil animais, contra 11,159 mil do período anterior. A maior procura demonstra um número superior de criadores interessados na ovinocultura, buscando utilizar animais registrados.    

A superintendente de Registro Genealógico da Arco, Magali Moura, destaca que, apesar de uma certa estabilidade na inscrição de animais em 2024, a comercialização triplicou. Ela acredita que em 2025 mais animais serão registrados, especialmente devido à entrada, no início deste ano, de uma nova raça de ovinos criada na região Nordeste do país, denominada Soinga. "O decréscimo nos registros ficou em torno de 1,8%, passando de 43,394 mil para 42,647 mil, ou seja, uma leve redução de 747 animais", explica.    

De acordo com Magali, a seca que atingiu o Nordeste no final do ano passado provocou a perda de muitos animais, impactando o número de registros. Além disso, muitos criadores do Rio Grande do Sul também sofreram perdas devido à enchente que atingiu o estado em maio de 2024, sendo auxiliados pela entidade. Esses fatores climáticos influenciaram a dinâmica da ovinocultura no país.    

Para o presidente da Arco, Edemundo Gressler, o crescimento expressivo da comercialização em 2024, apesar dos desafios enfrentados, reafirma o grande potencial econômico da ovinocultura. "A comercialização é o passaporte para o crescimento da produção e, quando ela é crescente ou supera as nossas expectativas, inclusive como produtor, nos dá a certeza de que o bom trabalho, apesar de árduo, sempre traz bons resultados para todos", avalia.    

Diante desse cenário, a expectativa para 2025 é de continuidade no crescimento da comercialização de ovinos, impulsionada tanto pelo interesse dos criadores quanto pelo surgimento de novas raças e pela adaptação do setor às condições climáticas adversas. A Arco segue acompanhando o mercado e oferecendo suporte aos produtores para fortalecer ainda mais a ovinocultura no Brasil.

Aberto prazo para Declaração Anual de Rebanho Anterior

Aberto prazo para Declaração Anual de Rebanho

Bela Vista destaca adaptação do gado às condições do campo nativo Próximo

Bela Vista destaca adaptação do gado às condições do campo nativo

Deixe seu comentário