Memória
Ramão Ballejo, um nome inesquecível no Grêmio Esportivo Bagé
Acervo pessoal de Carlos Alberto Ducos. imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Ballejo foi jogador e treinador do Bagé
Nasceu em Bagé, em 15 de junho de 1924. Oriundo do futebol amador, até hoje é lembrado como o maior artilheiro na história do Grêmio Esportivo Bagé, onde marcou 117 gols. Esse é Ramão Ballejo.
Ballejo era ponteiro direito e, além de ser um jogador com muita técnica, sua principal característica era o chute potente, sendo inclusive convocado para a seleção gaúcha de futebol.
Em 1951, após ter sido convocado para a seleção gaúcha de futebol, Ballejo foi contratado pelo Grêmio de Porto Alegre, onde entrou para a história por ter sido o primeiro bageense a marcar um gol no Maracanã, na partida em que o Grêmio venceu por 3 a 1 o Flamengo. Naquela partida, Ballejo marcou o gol três mil do Grêmio, sendo homenageado pelo time porto-alegrense.
Em 1952, Ramão Ballejo jogou no Rio de Janeiro defendendo o Fluminense e depois voltou para jogar novamente pelo Bagé em 1959, onde foi campeão do título do centenário. No início da década de 60, Ballejo foi treinador do Bagé.
Após deixar o futebol, Ramão Ballejo foi bancário e passou a morar em Porto Alegre, onde faleceu em 12 de junho de 2007.
Deixe seu comentário