Festival
Cinema da Fronteira tem abertura oficial nesta quarta

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Haverá mostras de curtas e longas do Brasil e de outros países latino-americanos
O 16º Festival Internacional de Cinema da Fronteira será realizado de 23 a 30 de abril, com programação gratuita em três cidades da fronteira: Bagé e Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, e Rivera, no Uruguai. O evento celebra a diversidade e a integração cultural com mostras competitivas, oficinas, homenagens e atividades artísticas. Com patrocínio da Claro e apoio de instituições culturais brasileiras e uruguaias, o festival também promove o Sur Frontera WIP LAB, um laboratório de projetos audiovisuais em fase de desenvolvimento.
A abertura oficial acontece nesta quarta-feira, dia 23, na Casa de Cultura Pedro Wayne, em Bagé, com apresentações artísticas e a exibição do curta “A Um Gole da Eternidade” e do longa de abertura “Brasiliana: o musical negro que apresentou o Brasil ao mundo”, de Joel Zito Araújo. Ao longo do dia, outras atividades incluem sessões de cinema, apresentações musicais e uma aula magistral com o cineasta Giba Assis Brasil. O primeiro dia encerra com confraternização, lançamento de livro e shows.
Nos dias seguintes, a programação segue intensa em Bagé, com destaque para mostras de curtas e longas do Brasil e de outros países latino-americanos, debates, oficinas e masterclasses sobre políticas culturais, distribuição internacional e cinema de propósito. Na sexta-feira (25), serão homenageados Ana Luiza Azevedo e Giba Assis Brasil. Já no sábado, o festival promove o tradicional Passeio Poético e uma mesa de debate com representantes de festivais da América Latina e Europa.
O encerramento em Bagé, no domingo (27), contará com uma sessão especial do filme “Aos Olhos de Ernesto”, seguido de homenagens e shows no Centro Histórico da Vila de Santa Thereza, com destaque para a apresentação da artista gaúcha Filipe Catto. A programação então migra para Sant’Ana do Livramento e Rivera, com sessões de curtas e longas-metragens, incluindo o documentário “Amigo Lindo del Alma”, no Teatro Municipal de Rivera.
O festival, reconhecido por seu papel na promoção do cinema independente e latino-americano, fortalece os laços culturais na região da fronteira, valorizando o cinema como linguagem de diálogo e inclusão. A programação completa e mais informações estão disponíveis no site oficial festivaldafronteira.com.br e no perfil @festivaldafronteira no Instagram.
Deixe seu comentário