BAGÉ WEATHER

Festival

Cinema da Fronteira tem abertura oficial nesta quarta

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Haverá mostras de curtas e longas do Brasil e de outros países latino-americanos

O 16º Festival Internacional de Cinema da Fronteira será realizado de 23 a 30 de abril, com programação gratuita em três cidades da fronteira: Bagé e Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, e Rivera, no Uruguai. O evento celebra a diversidade e a integração cultural com mostras competitivas, oficinas, homenagens e atividades artísticas. Com patrocínio da Claro e apoio de instituições culturais brasileiras e uruguaias, o festival também promove o Sur Frontera WIP LAB, um laboratório de projetos audiovisuais em fase de desenvolvimento. 

A abertura oficial acontece nesta quarta-feira, dia 23, na Casa de Cultura Pedro Wayne, em Bagé, com apresentações artísticas e a exibição do curta “A Um Gole da Eternidade” e do longa de abertura “Brasiliana: o musical negro que apresentou o Brasil ao mundo”, de Joel Zito Araújo. Ao longo do dia, outras atividades incluem sessões de cinema, apresentações musicais e uma aula magistral com o cineasta Giba Assis Brasil. O primeiro dia encerra com confraternização, lançamento de livro e shows. 

Nos dias seguintes, a programação segue intensa em Bagé, com destaque para mostras de curtas e longas do Brasil e de outros países latino-americanos, debates, oficinas e masterclasses sobre políticas culturais, distribuição internacional e cinema de propósito. Na sexta-feira (25), serão homenageados Ana Luiza Azevedo e Giba Assis Brasil. Já no sábado, o festival promove o tradicional Passeio Poético e uma mesa de debate com representantes de festivais da América Latina e Europa. 

O encerramento em Bagé, no domingo (27), contará com uma sessão especial do filme “Aos Olhos de Ernesto”, seguido de homenagens e shows no Centro Histórico da Vila de Santa Thereza, com destaque para a apresentação da artista gaúcha Filipe Catto. A programação então migra para Sant’Ana do Livramento e Rivera, com sessões de curtas e longas-metragens, incluindo o documentário “Amigo Lindo del Alma”, no Teatro Municipal de Rivera. 

O festival, reconhecido por seu papel na promoção do cinema independente e latino-americano, fortalece os laços culturais na região da fronteira, valorizando o cinema como linguagem de diálogo e inclusão. A programação completa e mais informações estão disponíveis no site oficial festivaldafronteira.com.br e no perfil @festivaldafronteira no Instagram. 

Cinema da Fronteira tem abertura oficial nesta quarta Anterior

Cinema da Fronteira tem abertura oficial nesta quarta

Festival Internacional de Cinema da Fronteira divulga filmes selecionados Próximo

Festival Internacional de Cinema da Fronteira divulga filmes selecionados

Deixe seu comentário