Fórum debate sustentabilidade e enoturismo na vitivinicultura da Campanha
Bagé
Polícia Civil prende dois homens por abigeato

Divulgação PC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Investigação começou em novembro do ano passado
Dois homens foram presos na manhã de quarta-feira (30) durante uma operação da Polícia Civil contra crimes rurais, especialmente abigeato, em Bagé. A ação foi coordenada pela Divisão de Repressão aos Crimes Rurais (DICRAB), por meio da 1ª DECRAB-Bagé, com apoio das unidades de Alegrete e Camaquã. Ao todo, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e duas prisões preventivas.
As investigações começaram em novembro de 2024, após o registro de diversos casos de abigeato na modalidade de carneada, envolvendo o abate ilegal de bovinos e ovinos. De acordo com o delegado Guilherme Nunes, responsável pela 1ª DECRAB, diligências iniciais em dezembro levaram à apreensão de materiais que auxiliaram na identificação dos suspeitos.
Os presos têm 37 e 40 anos e, segundo a polícia, ambos já cumpriam pena em regimes alternativos — um em prisão domiciliar e o outro no semiaberto. Eles aproveitavam os períodos fora do sistema prisional para cometer os crimes, utilizando um carro de passeio e uma motocicleta. Com as novas prisões, os dois voltarão ao regime fechado.
O delegado Heleno dos Santos, diretor da DICRAB no estado, destacou que a operação é parte de um esforço coordenado entre as delegacias especializadas em crimes rurais. A ação desta semana envolveu três das cinco DECRABs em atividade no Rio Grande do Sul e sinaliza uma intensificação nas operações conjuntas para coibir o abigeato.
A Polícia Civil informou que as investigações continuam e novas ações podem ser realizadas nos próximos meses. A meta é coibir o furto de animais e garantir mais segurança no campo, em especial para os pequenos produtores, que são os mais afetados por esse tipo de crime.
Deixe seu comentário