BAGÉ WEATHER

Enccla

Estratégia anticorrupção e lavagem de dinheiro estende prazo

imagem ilustrativa

A Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) estendeu até 30 de setembro o prazo para envio de propostas de ações a serem executadas em 2026. 

Podem participar órgãos e entidades da administração pública, organizações da sociedade civil, instituições acadêmicas, empresas e cidadãos. Cada proposta deve ser registrada em formulário eletrônico individual, com dados do proponente, título, descrição, justificativa, resultados esperados, atividades previstas e indicação de órgãos participantes. Também é necessário apontar o eixo temático, a forma de atuação (prevenção, detecção ou punição) e os objetivos estratégicos relacionados. 

As propostas serão apresentadas na plenária anual da Enccla, programada para 24 a 27 de novembro de 2025, em Brasília. Nesse processo, as iniciativas poderão ser ajustadas ou combinadas para melhor alinhar-se às prioridades estratégicas. Além de ações práticas, as sugestões poderão originar grupos de estudo ou ser encaminhadas à incubadora de projetos. 

Criada em 2003, a Enccla reúne atualmente cerca de 80 instituições dos Três Poderes, Ministério Público e entidades parceiras. Sua missão é articular políticas públicas e desenvolver soluções inovadoras no enfrentamento à corrupção, à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. 

Entre os eixos em destaque está “Crime Organizado e Cadeias Produtivas”, que busca integrar esforços de prevenção e repressão a crimes que sustentam financeiramente organizações criminosas infiltradas em setores legais da economia, utilizando tecnologia e cooperação institucional para rastrear ativos, bloquear fluxos ilícitos e responsabilizar envolvidos. 


Anterior

Estupro virtual de vulnerável terá pena de até 15 anos

Fundo de Segurança poderá financiar guardas municipais Próximo

Fundo de Segurança poderá financiar guardas municipais

Deixe seu comentário