BAGÉ WEATHER

Tempo

Última semana de julho será de muita chuva

imagem ilustrativa

Após semanas de tempo seco, uma ruptura no padrão atmosférico marcará o retorno das chuvas à região Sul na última semana de julho. A mudança ocorre após um período com precipitação muito abaixo da média, especialmente no Rio Grande do Sul, onde julho costuma ser um mês chuvoso.  

A nova configuração atmosférica já começa a influenciar o clima com instabilidades previstas para os próximos dias. A chuva se intensifica no fim de semana, com previsão de volumes elevados, especialmente na Metade Leste do Rio Grande do Sul.  

Essa mudança no tempo está relacionada, segundo a MetSul Meteorologia, à ausência de massas de ar polar de grande abrangência e à atuação da Oscilação de Madden-Julian (OMJ), uma onda atmosférica de grande escala que favorece a formação de áreas de instabilidade.  

Os modelos meteorológicos indicam que a chuva acumulada até o fim de julho pode variar entre 50 e 100 milímetros em muitas regiões do Sul. Embora os volumes sejam significativos, não há, por ora, indicativo de risco elevado para enchentes, mas são possíveis alagamentos pontuais, sobretudo em áreas urbanas. 

Campanha  

A previsão para os próximos dias é de chuva na Rainha da Fronteira, mas não são esperados volumes expressivos. Para esta sexta-feira, 25, a previsão é de chuva fraca no acumulado de menos de 1 mm. A mínima fica em 10°C É máxima atinge os 17°C. Chove também neste sábado, 26, quando acumulado ultrapassará os 5 mm. Os termômetros oscilo entre 9°C e 14°C.  

O maior acumulado dos próximos dias está previsto para domingo, 27 quantos são esperados mais de 27 mm de precipitação. No domingo a mínima fica em 8°C e a máxima não ultrapassa os 11°C. A previsão de chuva ainda na segunda-feira 28, mas o acumulado deve ser de menos de 10 mm. 


Unipampa sedia Conferência de Políticas para as Mulheres Anterior

Unipampa sedia Conferência de Políticas para as Mulheres

Bagé prepara 15ª Conferência de Assistência Social Próximo

Bagé prepara 15ª Conferência de Assistência Social

Deixe seu comentário