Começa revitalização de ruas e instalação de redutores no Getúlio Vargas
Previsão
Setembro será um mês de extremos no Estado

Niela Bittencourt - Semana começa quente e termina com apenas 1°C
Setembro marca a transição do inverno para a primavera no Brasil e deve ser um mês de extremos, segundo a MetSul Meteorologia. O protagonismo ficará com o calor, que será frequente. No Sul, há risco de chuvas muito acima da média e temporais: a combinação de massas de ar frio e quente aumenta a chance de tempestades com vento, granizo e raios, típicas desta época do ano.
De acordo com a MetSul Meteorologia, o mês tende a registrar volumes de chuva muito elevados, em especial no Rio Grande do Sul, onde algumas localidades podem superar a média histórica já nos primeiros 10 dias. Esse excesso aumenta o risco de enchentes e cheias de rios, fenômeno que já ocorreu em meses anteriores. Santa Catarina e Paraná também terão precipitação acima da média em diversas áreas.
Neutralidade
O cenário global aponta para neutralidade no Oceano Pacífico, sem configuração oficial de El Niño ou La Niña no início do mês. Há, porém, sinais de resfriamento e a possibilidade de que anomalias associadas à La Niña surjam no decorrer de setembro. Esse fator pode influenciar a intensidade das chuvas e dos temporais no Brasil, especialmente no Sul.
Temporais
Além da chuva e do calor, setembro, lembra a MetSul, inaugura o período mais crítico de temporais severos no Sul, devido ao encontro de ar frio tardio com massas de ar quente. Isso aumenta a chance de vendavais e da formação de ciclones extratropicais próximos à costa da Argentina, Uruguai e, ocasionalmente, do Sul do Brasil. Esses sistemas podem trazer episódios de vento intenso e tempo severo, reforçando a previsão de um mês marcado por contrastes climáticos.
Primeiros dias
Setembro iniciou com ventos muito fortes no Rio Grande do Sul, resultado de contrastes de pressão entre sistemas atmosféricos da América do Sul. Na manhã de segunda-feira (1º), rajadas chegaram a 96 km/h no Porto de Rio Grande, o que levou à suspensão das operações portuárias devido ao mar agitado. O fenômeno começou no domingo e ganhou intensidade no dia seguinte. Em Bagé, o dia foi nublado, com garoa no início da tarde.
Para esta terça, 2 de setembro, são esperados pouco mais de 10 milímetros de precipitação na Rainha da Fronteira. Já a temperatura oscila entre 16°C e 22°C. Nesta quarta, a mínima fica em 15°C e a máxima atinge 21°C. Pouco mais de 13 milímetros são esperados. Chuva fraca é o prognóstico para quinta e há previsão de dia claro para sexta. A mínima cai consideravelmente na quinta, quando os termômetros devem marcar apenas 4°C. Já a máxima não ultrapassa os 17°C. Na sexta, os termômetros oscilam entre 1°C e 11°C.
Deixe seu comentário