BAGÉ WEATHER

Especial

Lei Brasileira de Inclusão completa uma década

Divulgação Caminho da Luz - Apelo foi pelo fortalecimento de ações em prol da acessibilidade

A Câmara de Vereadores de Bagé realizou, na manhã dessa segunda-feira (7), uma sessão especial para marcar os 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão (LBI). A iniciativa foi da vereadora Ana Paula Moreira (PT) e contou com a participação de representantes de entidades ligadas à defesa dos direitos das pessoas com deficiência, como o Caminho da Luz e a APAE.  

Durante a cerimônia, Ana Paula compartilhou sua trajetória pessoal e as dificuldades enfrentadas para garantir o direito à educação em escola regular. A vereadora destacou que a aprovação da LBI foi fruto da mobilização de muitas vozes que, por anos, foram silenciadas e reforçou a necessidade de seguir avançando na luta pela inclusão.  

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede), Edhu Maciel, também falou sobre os avanços proporcionados pela LBI, mas ressaltou que ainda há desafios a serem enfrentados para garantir uma sociedade mais justa e acessível. Para ele, mais do que uma lei, a LBI representa o reconhecimento de uma luta histórica.  

Outro momento marcante foi o depoimento da vice-presidente do Compede, Crisele Moraes (Kelinha), que emocionou o público ao relatar sua experiência de vida e as barreiras enfrentadas desde a infância. Aos 41 anos, ela reforçou a importância das políticas públicas de inclusão e o impacto da LBI na vida das pessoas com deficiência.  

A presidente do Caminho da Luz, Nicole Machado de Lemos, lembrou que a entidade já atuava pela inclusão muito antes da lei existir. Ela pediu o comprometimento dos vereadores para fortalecer as ações em prol da acessibilidade em todos os espaços públicos e privados, ao defender o trabalho conjunto, acima das bandeiras partidárias, pela garantia dos direitos de todos. 

Previsão indica frio pela manhã e tardes amenas nesta semana Anterior

Previsão indica frio pela manhã e tardes amenas nesta semana

Militão vira abrigo emergencial para população em situação de rua Próximo

Militão vira abrigo emergencial para população em situação de rua

Deixe seu comentário