Estável
Início da semana é marcado por amplitude térmica

Niela Bittencourt - Tarde ensolarada: bageenses com casacos, mas também com roupas leves
A semana começou com tempo firme e muito frio no Rio Grande do Sul, sob influência de uma área de alta pressão atmosférica associada à massa de ar frio que ingressou no Estado no fim da semana passada. Segundo a MetSul Meteorologia, o tempo aberto favoreceu a perda de calor durante a madrugada, o que resultou em temperaturas mínimas negativas pelo terceiro dia consecutivo. Contudo, na Rainha da Fronteira, este início da semana será marcado por amplitude térmica - ou seja, mínimas bem menores do que as máximas. Ontem, os termômetros chegaram a marcar 22°C.
Na madrugada dessa segunda-feira (21), duas cidades gaúchas registraram temperaturas abaixo de zero: São José dos Ausentes, com -2,4°C, e Soledade, com -0,9°C. Outras localidades também enfrentaram forte frio, com mínimas de 0,1°C em Pinheiro Machado; 0,5°C em Capão Bonito do Sul; 0,6°C em Pedras Altas; 1,4°C em Canela; 1,6°C em Cambará do Sul e Getúlio Vargas; e 1,8°C em Vacaria.
Ao longo do fim de semana, o Estado também teve registros expressivos de frio. No sábado, os termômetros marcaram -0,7°C em Pinheiro Machado e -0,2°C em São José dos Ausentes. No domingo, os destaques foram as mínimas de -2,6°C em São José dos Ausentes, -2,4°C em Pinheiro Machado e -0,4°C em Soledade. Com os dados dessa segunda-feira, o Rio Grande do Sul já soma 39 dias com temperatura abaixo de zero em 2025: foram três dias em abril, seis em maio, 17 em junho e 13 em julho.
Apesar do frio rigoroso nas madrugadas, as tardes devem ser agradáveis ao longo da semana. Nessa segunda, o sol predominou em todas as regiões gaúchas, com céu claro em grande parte do dia. No entanto, o início da manhã teve registro de nevoeiro, neblina e nuvens baixas, especialmente nas áreas centrais e leste do Estado, incluindo a Grande Porto Alegre.
A tendência é que o ar mais quente comece a avançar em altitude a partir do Nordeste da Argentina, promovendo gradativa elevação das temperaturas nos próximos dias. Para a região da Campanha, a previsão aponta sol com algumas nuvens para esta terça-feira. As temperaturas seguem amenas, entre 11°C e 18°C. Já na quarta, a mínima cai consideravelmente, para 5°C e a máxima não ultrapassa os 12°C. O dia deve permanecer nublado.
Na quinta-feira, o sol aparece entre nuvens, mas será um dia gelado, com mínima de 4°C e máxima de 14°C. A sexta será nublado, mas com temperatura em elevação, já que a mínima sobe para 10°C. Já a máxima atinge os 18°C. Há previsão de chuva para o final de semana, tanto para sábado quanto para domingo, mas o acumulado não deve ser expressivo - não deve chegar a 10 milímetros entre os dois dias. Já as temperaturas - nos dois dias - oscilam entre 8°C e 18°C.
Deixe seu comentário