Tempo
Frio intenso marca início da semana

Daniel Badra - Já são 52 dias com mínimas negativas
O Rio Grande do Sul iniciou a semana com temperaturas negativas pelo segundo dia consecutivo. Na madrugada e no amanhecer dessa segunda-feira (25), os termômetros registraram -1,7ºC em Pinheiro Machado, -1,6ºC em Livramento e -0,6ºC em Herval. Bagé chegou a registrar 3°C, segundo a MetSul Meteorologia.
Com esses registros, o RS já contabiliza 52 dias com mínimas abaixo de zero em 2025. Foram três em abril, seis em maio, 17 em junho, 16 em julho e 10 em agosto até agora. As menores marcas do ano ocorreram em julho, com destaque para -9,1ºC em Pinheiro Machado no dia 2 e -7,3ºC em Livramento no dia 1º.
Em agosto, o frio mais intenso foi registrado no dia 10, quando Pinheiro Machado atingiu -3,2ºC. Apesar das temperaturas negativas recentes, a atual massa de ar frio não é a mais forte do ano. O fenômeno se originou no Pacífico e trouxe ao Chile o maior episódio de neve desde 2017, especialmente em Santiago.
A previsão indica que o frio continuará pelo menos até a madrugada desta terça-feira (26), quando o Estado pode registrar a terceira manhã seguida com mínimas negativas. Há possibilidade de marcas abaixo de zero em pontos da Metade Norte.
A partir da metade da semana, a tendência é de elevação gradual das temperaturas no Rio Grande do Sul. As mínimas e máximas devem subir e, no final da semana, parte do Estado poderá registrar até calor durante a tarde.
Próximos dias
A temperatura assina entre 6°C e 16°C nesta terça-feira. Não chove. A amplitude térmica segue na quarta, com mínima de 7°C e máxima de 17°C. O sol aparece entre nuvens na quinta-feira, e pode garoar. A mínima fica em 11°C e a máxima não ultrapassa os 18°C. Na sexta-feira, a temperatura máxima chega aos 20°C, isso deve se repetir no final de semana; aliás, no sábado, chega a 23°C. As meninas nos dois dias ficam em 13°C.
Deixe seu comentário