Frio
Estado chega ao 28º dia do ano abaixo de zero

Niela Bittencourt - Geada voltou a branquear os verdes da Rainha da Fronteira
O Rio Grande do Sul registrou, nessa quinta-feira (3), mais uma madrugada gelada, com temperaturas negativas em diversas regiões. Embora o número de cidades com marcas abaixo de zero tenha sido menor em relação aos últimos dias, o frio ainda foi intenso, especialmente no Sul e Oeste do Estado, onde o tempo mais aberto favoreceu o resfriamento noturno.
A menor temperatura do dia foi novamente registrada em Pinheiro Machado, onde os termômetros marcaram -6,1ºC. Também foram registradas mínimas expressivas em municípios como Pedras Altas (-5,3ºC), Herval (-3,1ºC), Hulha Negra (-2,9ºC) e Dom Pedrito (-2,2ºC). Até mesmo cidades litorâneas, como Rio Grande, tiveram marcas baixas, com mínima de 1,7ºC.
Nas regiões da Serra do Nordeste e Campos de Cima da Serra, o frio foi amenizado pela presença de nuvens durante a madrugada, o que impediu um resfriamento mais acentuado. Já na Região Metropolitana de Porto Alegre, as temperaturas foram mais elevadas em relação aos últimos dias, variando entre 6,9ºC e 9,8ºC. Em Bagé, oficialmente, fez -0,4°C.
Este já é o 28º dia do ano em que o Estado registra temperaturas abaixo de zero. Conforme a MetSul Meteorologia, a sequência de dias frios é resultado da atuação de duas massas de ar polar consecutivas, sendo a mais recente responsável por temperaturas históricas no Cone Sul, com recordes de até 80 anos no Chile e Argentina, além de neve em grande parte do território argentino.
Próximos dias
Nesta sexta-feira, 4, o sol aparece entre nuvens na Rainha da Fronteira. A mínima prevista é de 5°C e a máxima chega a 15°C. O sábado também será nublado, com a mínima de 7°C e máxima de 15°C. No domingo o sol aparece acompanhado de apenas algumas nuvens, mas a mínima fica em 6°C; e os termômetros voltam a marcar 15°C ao longo do dia. Na segunda-feira, os termômetros oscilam entre 8°C e 17°C.
Deixe seu comentário