Abastecimento
Daeb confirma que vai reativar a Pedreira

Tamile Padilha - Data da distribuição da água ainda será divulgada
O Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) anunciou que trabalha para reativar a Pedreira localizada atrás do IFSul. "A medida se vê necessária diante da situação dos níveis das barragens, que não teve alteração com o pequeno índice de chuva da semana passada", justificou a autarquia. O principal reservatório da cidade, a Sanga Rasa, está com 6,35 metros aquém da normalidade, enquanto a do Piraí está 4,1 metros abaixo do normal.
Vale mencionar, contudo, que ainda não há uma data para a distribuição da água da Pedreira. Conforme a autarquia, a estrutura de captação e filtragem já está instalada. Na terça-feira, dia 20 de maio, serão realizados os testes de operação. A distribuição da água ainda não será realizada. "O Daeb avisará previamente quando iniciará o abastecimento via Pedreira, que será realizado para alguns bairros da Zona Leste", esclareceu.
Ainda de acordo com o departamento, a água da Pedreira passará por tratamento e por análise de duas em duas horas, "seguindo o mesmo procedimento realizado diariamente com a água distribuída pela Estação de Tratamento da cidade (ETA)".
É importante lembrar que, atualmente, Bagé passa por um período de racionamento de 12 horas diárias. Em síntese, a Rainha da Fronteira está dividida em dois setores e cada um deles permanece desabastecido por 12 horas diariamente - um das 3h às 15h (setor 2) e outro das 15h às 3h (setor 1). Isso desde o dia 2 de maio.
Anteriormente, e a partir de março, o abastecimento ocorreria de forma intercalada entre os setores; primeiro 12 horas diárias de desabastecimento dia sim, dia não (cada um dos setores ficava 12 horas sem água em um dia e no outro 24 horas abastecido e assim sucessivamente, sempre alternando); depois 15 horas no mesmo esquema; com o agravamento do déficit hídrico, contudo, a autarquia definiu a adesão ao racionamento diário de 12 horas.
Deixe seu comentário